EFEITO DE VISITAS DOMICILIARES NA MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE ADULTOS EM PÓS-OPERATÓRIO

Autores

  • António Manuel Rocha Fonseca Pinto Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE
  • Elisabete Pimenta Araújo Paz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Amâncio António de Sousa Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola Superior de Saúde http://orcid.org/0000-0002-1573-5312

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33413

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos da implantação de um programa de visitas domiciliares (VD) a pessoas adultas nas Atividades de Vida Diária (AVD). Método: estudo quasi-experimental, com usuários de um centro hospitalar do Norte de Portugal, aos quais se aplicou a escala Hip Disability and Osteoarthritis Outcome Score LK2.0. O tratamento de dados foi realizado através do SPSS. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo masculino (61,4%) e pertencia à faixa etária dos 65 anos ou mais (65,9%). Não se verificou um efeito significativo, na interação do programa de VD, sobre o compósito multivariado (AVD Observação1 e AVD Observação2) MANOVA: p= 0,164, mas média da pontuação do domínio AVD nos dois grupos em comparação, aumentou da Observação1 para a Observação2, sendo o aumento mais pronunciado no Grupo Experimental. Conclusão: O programa de VD teve algum efeito na melhora da média do domínio AVD, contribuindo ligeiramente para a autonomia do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Manuel Rocha Fonseca Pinto, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE

É enfermeiro no Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE. É mestre em Enfermagem Comunitária.

Elisabete Pimenta Araújo Paz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem, Professora Associada, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Amâncio António de Sousa Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Escola Superior de Saúde

Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Braga, Portugal; Professor Adjunto, Diretor de Departamento da Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.

Publicado

2020-03-16

Como Citar

Pinto, A. M. R. F., Paz, E. P. A., & Carvalho, A. A. de S. (2020). EFEITO DE VISITAS DOMICILIARES NA MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE ADULTOS EM PÓS-OPERATÓRIO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33413

Edição

Seção

Artigo Original