PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER COM HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE EQUIPE DE SAÚDE

Autores

  • Jeniffer Stephanie Marques Hilário Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Sabrina Pereira Lima Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.
  • Jaqueline Silva Santos Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos).
  • Policardo Gonçalves Silva Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.
  • Geilton Xavier de Matos Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.
  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33374

Resumo

Objetivo: descrever as percepções de uma equipe de saúde sobre o protocolo de atenção à saúde das mulheres vivendo com HIV implantado no serviço escola. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 10 membros de um serviço escola de referência regional para HIV/Aids. O grupo focal foi utilizado para a coleta de dados. Os depoimentos da(o)s participantes foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: os temas construídos retrataram os impactos do protocolo na rotina do serviço de saúde e as contribuições da padronização para a atenção à saúde da mulher com HIV/Aids. A efetivação do protocolo foi compreendida como um processo contínuo que demanda envolvimento dos profissionais de saúde e reorganização de processos de trabalho. Conclusão: o protocolo implantado no serviço escola apareceu como uma ferramenta com potencial para facilitar o atendimento das mulheres cadastradas, com possíveis contribuições para a integralidade da assistência à mulher.


Descritores: Saúde da Mulher. Soropositividade para HIV. Protocolos. Qualidade da Assistência à Saúde. Integralidade em Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeniffer Stephanie Marques Hilário, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem Saúde Pública, Estudante de Pós-graduação, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. (035) 9 9236-0146.

Sabrina Pereira Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Graduação em andamento em Enfermagem, Estudante de graduação, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (035) 9 8433-5888.

Jaqueline Silva Santos, Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos).

Enfermeira, Doutora em Ciências, Especialista em Políticas e Gestão da Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na Superintendência Regional de Saúde de Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (035) 9 8812-8496.

Policardo Gonçalves Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Enfermeiro, Mestre em Ciências na área de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Professor de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (35) 9 9744-8362.

Geilton Xavier de Matos, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Farmacêutico, Mestre em Ciências na área Química, Professor de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil. (35) 9 9250-0191.

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.

Enfermeira, Pós-doutorado em Saúde Pública, Professora de Graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, Minas Gerais, Brasil. (35) 9 9135-7076.

Publicado

2020-02-03

Como Citar

Hilário, J. S. M., Lima, S. P., Santos, J. S., Silva, P. G., de Matos, G. X., & Andrade, R. D. (2020). PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER COM HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE EQUIPE DE SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33374

Edição

Seção

Artigo Original