TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM PACIENTES COM HANSENÍASE: EXPLORANDO EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

Autores

  • Jeane Lima Cavalcante Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Samyra Paula Lustoza Xavier Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Jennifer Ferreira Figueiredo Cabral Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Maria Corina Amaral Viana Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Edilma Gomes Rocha Cavalcante Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33369

Resumo

Objetivo: identificar as principais tecnologias em saúde aplicadas às pessoas com hanseníase, para a promoção do autocuidado. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Hansen, LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO, CINAHL, Web of Science e na Biblioteca Virtual em Saúde Hanseníase, por meio do cruzamento dos descritores Hanseníase, Tecnologia em Saúde e Autocuidado. Foram incluídos os artigos publicados no período de 2008 a 2018 nos idiomas inglês, espanhol e português. Resultados: foram selecionados 19 artigos, nos quais se identificaram as tecnologias educativas, com base na formação de grupos, palestras e oficinas, assim como as tecnologias assistenciais, com base na observação, investigação sobre as práticas de cuidados e na utilização de instrumentos. Conclusão: as tecnologias assistenciais foram as mais aplicadas às pessoas com hanseníase, para a promoção do autocuidado.

Descritores: Hanseníase. Tecnologia em Saúde. Autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Lima Cavalcante, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Samyra Paula Lustoza Xavier, Universidade Regional do Cariri - URCA

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Jennifer Ferreira Figueiredo Cabral, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família, Dermatologia, Qualidade e segurança do paciente, Estomaterapia e mestranda do programa Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem na UNIFOR. Enfermeira do Hospital Regional do Cariri, gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

Maria Corina Amaral Viana, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Enfermeira. Pós-Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado Sanduíche na University of British Columbia, Vancouver, Canadá. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Master of Business Administration em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saude pela USP/FIPE/Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri. 

Edilma Gomes Rocha Cavalcante, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996), mestrado em Cuidados Clínicos em Saúde em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo (2012). Professora associada da Universidade Regional do Cariri. 

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Cavalcante, J. L., Xavier, S. P. L., Cabral, J. F. F., Viana, M. C. A., & Cavalcante, E. G. R. (2020). TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM PACIENTES COM HANSENÍASE: EXPLORANDO EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33369

Edição

Seção

Revisão