CONTRIBUIÇÕES PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE E PREVENÇÃO DE QUEDAS

Autores

  • Fabiele Aozane Cigana Hospital Unimed Noroeste
  • Rosângela Marion da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmem Lúcia Colomé Beck Universidade Federal de Santa Maria
  • Liliane Ribeiro Trindade Universidade Federal do Pampa
  • Ariane Naidon Cattani Universidade Federal de Santa Maria
  • Diogo Jardel Cigana Hospital de Caridade de Ijuí

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33280

Resumo

Objetivo: identificar a percepção de técnicas de enfermagem para promoção da segurança do paciente e prevenção de quedas em uma unidade de internação da clínica-médica. Método: estudo do tipo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com técnicas de enfermagem, por meio de entrevista semiestruturada e observação sis temática não participante, no período de abril a junho de 2017. Para a análise dos dados, foi utilizada a Proposta Operativa de Minayo. Resultados: participaram 14 técnicas de enfermagem, que perceberam a necessidade de adequação das camas, da ocorrência de capacitações e do trabalho multiprofissional. Destacaram o quantitativo reduzido de profissionais da enfermagem e a ausência de familiar/acompanhante no cuidado como fatores que influenciam na segurança do paciente e prevenção de quedas. Conclusão: as técnicas de enfermagem identificaram a necessidade de adequação dos recursos físicos e humanos de enfermagem, a educação permanente e a participação do familiar/acompanhante para promoção da segurança do paciente e prevenção de quedas em uma unidade de internação da clínica-médica.


Descritores: Segurança do Paciente. Acidentes por Quedas. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiele Aozane Cigana, Hospital Unimed Noroeste

Fabiele Aozane Cigana. Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira assistencial no Hospital Unimed Noroeste. Integrante do Núcleo de Segurança do Paciente. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Rosângela Marion da Silva. Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carmem Lúcia Colomé Beck, Universidade Federal de Santa Maria

Carmem Lúcia Colomé Beck. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Liliane Ribeiro Trindade, Universidade Federal do Pampa

Liliane Ribeiro Trindade. Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ariane Naidon Cattani, Universidade Federal de Santa Maria

Ariane Naidon Cattani. Enfermeira. Especialista em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf/UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Diogo Jardel Cigana, Hospital de Caridade de Ijuí

Diogo Jardel Cigana. Enfermeiro assistencial no Hospital de Caridade de Ijuí. Integrante do Núcleo de Segurança do Paciente. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Publicado

2020-02-04

Como Citar

Cigana, F. A., da Silva, R. M., Beck, C. L. C., Trindade, L. R., Cattani, A. N., & Cigana, D. J. (2020). CONTRIBUIÇÕES PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE E PREVENÇÃO DE QUEDAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33280

Edição

Seção

Artigo Original