CONTEXTO DE QUEDAS NOTIFICADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Sabrina Daros Tiensoli Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Marina da Cruz Moreira Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Sara Monteiro de Morais Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Fernanda Penido Matozinhos Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Flávia Sampaio Latini Gomes Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.32590

Resumo

Objetivo: analisar as circunstâncias das quedas notificadas em um hospital universitário de alta complexidade. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa realizado em um hospital universitário. A coleta de dados foi realizada de janeiro de 2015 a julho de 2016 por meio dos dados secundários e em outubro de 2016. A mediana foi calculada para as variáveis contínuas com distribuição não-normal e as frequências e proporções foram calculadas para as variáveis categóricas. Resultados: A taxa de incidência de quedas foi de 2,21 ao mês. As quedas foram mais frequentes na faixa-etária de 60 anos ou mais (42,86%) e 20 a 59 anos (70,00%), no turno da manhã (47,37% e 60,00%) e em pessoas com doenças cardiovasculares (35,71%). Os profissionais que mais notificaram quedas foram enfermeiros. Conclusão: A maioria dos pacientes foi avaliada quanto ao risco de queda, porém, as ações desenvolvidas não se mostraram plenamente eficazes. Notou-se que potencialmente existe subnotificação de quedas na instituição.

 

Descritores: Acidentes por Quedas. Segurança do Paciente. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Daros Tiensoli, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Estudante de doutorado do programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Marina da Cruz Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira. Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sara Monteiro de Morais, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Médica. Mestre em Saúde do Adulto. Preceptora da residência de clínica médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fernanda Penido Matozinhos, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e saúde pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Flávia Sampaio Latini Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2020-03-16

Como Citar

Tiensoli, S. D., Moreira, M. da C., de Morais, S. M., Matozinhos, F. P., & Gomes, F. S. L. (2020). CONTEXTO DE QUEDAS NOTIFICADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.32590

Edição

Seção

Artigo Original