IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA TUBERCULOSE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A DISCURSIVIDADE DOS DOCENTES

Autores

  • Rosana Santos Brandão de Assis Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Ciências da Saúde; Manaus-Amazonas, Brasil.
  • Lara Bezerra de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde.
  • Luana Cristina Fernandes Eufrasio Universidade do Estado do Amazonas -UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde.
  • Ana Paula Carvalho Portela Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde.
  • Pedro Fredemir Palha Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
  • Amélia Nunes Sicsú Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde. Universidade de São Paulo, Escola de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.30472

Resumo

Objetivo: analisar a discursividade dos docentes sobre a importância da temática tuberculose nos cursos de graduação em Enfermagem. Método: estudo qualitativo do tipo exploratório, desenvolvido entre janeiro e março de 2015 em duas universidades públicas de Enfermagem do estado do Amazonas, Brasil. Participaram do estudo 15 docentes do curso de Enfermagem, sendo a maioria do sexo feminino, possuía mestrado, com mais de cinco anos na docência, experiência anterior à docência e apenas um vínculo profissional. Utilizou-se a Análise do Discurso de matriz francesa como princípio teórico-metodológico. Resultados: emergiram, como resultados, dois blocos discursivos: Importância da temática da tuberculose na estrutura curricular; e Papel do enfermeiro no controle da tuberculose. Conclusão: os sentidos produzidos pelo discurso dos docentes permitiram concluir que a tuberculose, por ser uma doença importante do ponto de vista epidemiológico e social, precisa ter maior abrangência na matriz curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, tendo vista o protagonismo dessa profissão nas ações de controle da doença.


Descritores: Tuberculose. Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ensino Superior. Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Santos Brandão de Assis, Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Ciências da Saúde; Manaus-Amazonas, Brasil.

Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Ciências da Saúde, Manaus, Amazonas, Brasil.

Lara Bezerra de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde.

Enfermeira, estudante de pós-graduação em Programa de Enfermagem em Saúde Pública- ProENSP - Mestrado Profissional, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil, (92)994970564.

Luana Cristina Fernandes Eufrasio, Universidade do Estado do Amazonas -UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde.

Acadêmica de enfermagem, Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Ciências da Saúde, Manaus, Amazonas, Brasil.

Ana Paula Carvalho Portela, Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde.

Enfermeira, Mestra em Saúde Pública no Programa de Pós-Graduação Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia - PPGVIDA / Instituto Leônidas e Maria Deane - ILMD/FIOCRUZ (2015-2017), docente da Universidade do Estado do Amazonas/Escola Superior de Ciências da Saúde no curso de Enfermagem. Área de atuação: Saúde Pública, Saúde Coletiva, Atenção Primária em SaúdeUniversidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Ciências da Saúde, Manaus, Amazonas, Brasil. 

Pedro Fredemir Palha, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Enfermeiro, Pós Doutor pela Universidade de Alberta (Canadá), professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Ribeirão Preto-São Paulo, Brasil.

Amélia Nunes Sicsú, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Escola Superior de Ciências da Saúde. Universidade de São Paulo, Escola de Ribeirão Preto.

Enfermeira, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP),professor Adjunto da Escola Superior de Ciências da Saúde. Atua no ensino de graduação nas disciplinas: Fundamentos de Assistência ao Paciente e Trabalho de Conclusão de Curso Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Ciências da Saúde, Manaus-Amazonas, Brasil,  Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; (92)991476104.

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Assis, R. S. B. de, Oliveira, L. B. de, Eufrasio, L. C. F., Portela, A. P. C., Palha, P. F., & Sicsú, A. N. (2020). IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA TUBERCULOSE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: A DISCURSIVIDADE DOS DOCENTES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.30472

Edição

Seção

Artigo Original