ÉTICA NO FAZER PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: REFLEXÕES À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.29654

Resumo

Objetivo: refletir sobre a ética no fazer profissional da enfermagem, levando em consideração os conceitos de condição humana e a banalidade do mal de Hannah Arendt. Método: reflexão teórico-filosófica. Resultados: o pensamento crítico reflexivo deve ser parte do fazer profissional da enfermagem, para que seja aceita a condição humana – o labor, o trabalho e a ação – da ética no cuidado, evitando, assim, fragmentações, erros e mecanização do cuidado de enfermagem. A banalidade do mal pode ser transposta por meio da educação permanente e continuada do profissional de enfermagem. Conclusão: ao utilizar conceitos do pensamento de Hannah Arendt, percebe-se a importância de que o profissional da enfermagem assuma uma postura crítico-reflexiva e ética de não julgamento, destacando-se que a educação em saúde, trabalho em equipe e sentimento de pertencimento à profissão de enfermagem, são elementos importantes para o fortalecimento profissional.
Descritores: Ética. Ética em Enfermagem. Prática Profissional. Filosofia em Enfermagem. Ética Profissional. Cuidados de Enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Biazus Dalcin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda de Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CAPES. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Rafaela Serpa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Especialista em Urgência, Emergência e Atendimento Pré-hospitalar. Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.  

Evangelia Kotzias Atherino Dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfa Profa Doutora em Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfa Profa Doutora em Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Patricia Kuerten Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfa Profa Doutora em Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-líder do Laboratório Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Saúde da Criança e do Adolescente (GEPESCA), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Biazus Dalcin, C., Serpa, R., Kotzias Atherino Dos Santos, E., Vieira Tourinho, F. S., & Kuerten Rocha, P. (2019). ÉTICA NO FAZER PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: REFLEXÕES À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.29654

Edição

Seção

Reflexão/Ensaio