COMPOSIÇÃO CORPORAL E OCORRÊNCIA DE LESÃO POR PRESSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Jéssica Gomes da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Karoline Faria de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Beatriz Guimarães Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávia Ana Pacheco Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Isadora Braga Calegari Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Helena Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro Professora Associada do Instituto de Ciências da Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28790

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre a composição corporal com a distribuição de pressão de interface sob proeminências ósseas e a ocorrência de lesão por pressão. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados PubMed, CINAHL, Lilacs, Embase®, Scopus e Web of Science, publicados entre 1990 e julho de 2018. Resultados: foram selecionados nove estudos e classificados em duas categorias temáticas. A primeira categoria abordou a relação da lesão por pressão com classificação nutricional e a segunda a relação da composição corporal com a pressão de interface. O risco de lesão por pressão esteve relacionado à diminuição da massa magra, da quantidade de água corporal e ao índice de massa corporal extremo; além de maior incidência em idosos institucionalizados com redução de massa gorda. Conclusão: houve relação da composição corporal com a ocorrência de lesão por pressão, apresentando divergências entre adultos e idosos.
Descritores: Composição Corporal. Impedância Elétrica. Lesão por Pressão. Posicionamento do Paciente. Segurança do Paciente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Gomes da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Karoline Faria de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Enfermeira do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Maria Beatriz Guimarães Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Enfermeira. Doutora em Ciências. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Flávia Ana Pacheco, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestranda em Atenção à Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Isadora Braga Calegari, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestranda em Atenção à Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 

Maria Helena Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Professora Associada do Instituto de Ciências da Saúde.

Professora Associada do Departamento de Enfermagem na Assistencia Hospitalar ; docente do Programa de Pós Graduacao

Stricto sensu em Atenção à Saúde (PPGAS) da UFTM. 

Publicado

2020-01-23

Como Citar

Silva, J. G. da, Oliveira, K. F. de, Ferreira, M. B. G., Pacheco, F. A., Calegari, I. B., & Barbosa, M. H. (2020). COMPOSIÇÃO CORPORAL E OCORRÊNCIA DE LESÃO POR PRESSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28790

Edição

Seção

Revisão