DISTÚRBIOS PSÍQUICOS MENORES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM BLOCO CIRÚRGICO

Autores

  • Lauren Leal Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Evelin Daiane Gabriel Pinhatti Universidade Estadual de Londrina
  • Cinthya Kallyane Gonçalves Queiroz
  • Renata Perfeito Ribeiro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28279

Resumo

Objetivo: analisar a proporção e os fatores associados aos Distúrbios Psíquicos Menores em trabalhadores de enfermagem de um Bloco Cirúrgico. Método: estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa, realizado com 54 trabalhadores de enfermagem. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário estruturado contendo características sociodemográficas e ocupacionais, a versão brasileira do Self Reporting Questionnaire-20 e o Demand Control Support Questionnaire. Resultados: a proporção de Distúrbios Psíquicos Menores foi de 24,1%. Em relação aos aspectos psicossociais, foram predominantemente classificados como desenvolvendo um trabalho com baixa demanda psicológica (63,0%), baixo controle (70,4%) e baixo apoio social (72,2%). Das variáveis investigadas, apresentaram associação estatisticamente significativa com o desfecho o sexo feminino e o controle no trabalho. Conclusão: os resultados evidenciaram a proporção de 24,1% para os Distúrbios Psíquicos Menores nos trabalhadores de enfermagem do local estudado; quanto aos fatores associados, o sexo feminino e o controle no trabalho apresentaram associação significativa com o desfecho.

Descritores: Centro Cirúrgico. Enfermagem. Saúde do Trabalhador. Trabalhadores. Transtornos Mentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauren Leal Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Residente em Enfermagem Perioperatória pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina - NUESTUEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Evelin Daiane Gabriel Pinhatti, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina - NUESTUEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Cinthya Kallyane Gonçalves Queiroz

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Enfermeira do trabalho na empresa Belagrícola Comércio e Representações de Produtos Agrícolas S.A. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina - NUESTUEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Pós-doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente adjunto C do Curso de Graduação em Enfermagem, Residência em Enfermagem Perioperatória e Pós-graduação stricto sensu do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Londrina - NUESTUEL. Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado

2019-11-13

Como Citar

Ferreira, L. L., Pinhatti, E. D. G., Queiroz, C. K. G., & Ribeiro, R. P. (2019). DISTÚRBIOS PSÍQUICOS MENORES EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM BLOCO CIRÚRGICO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28279

Edição

Seção

Artigo Original