REPERCUSSÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM

Autores

  • Larissa Merino de Mattos Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Aline Marcelino Ramos Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Edison Luiz Devos Barlem Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Bárbara da silva Gama Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alex Sandra Ávila Minasi Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Caroline Bettanzos Amorim Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28274

Resumo

Objetivo: analisar a repercussão da relação professor-aluno na formação de graduandos em enfermagem. Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com 27 estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu no mês de julho de 2017. Os dados foram analisados segundo a análise textual discursiva. Resultados: da análise dos dados, emergiram três categorias: “Barreiras na relação professor-aluno”, “Facilitadores da relação professor-aluno” e “Ética nas relações professor-aluno”.
 Conclusão: a repercussão da relação professor-aluno na formação de graduandos em enfermagem perpassa aspectos que contemplam não apenas o currículo acadêmico, mas também aspectos relacionais que determinam a forma de ser e agir dos futuros profissionais.

Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Merino de Mattos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. 

E-mail: merinolarissa@hotmail.com 

Telefone: (53) 98419-8939

Aline Marcelino Ramos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. 

E-mail: alineramosenf@gmail.com

Telefone: (53) 99976-8183

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. 

E-mail: ebarlem@gmail.com

Telefone: (53) 99143-0648

Bárbara da silva Gama, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. 

E-mail: barbaragama06@hotmail.com

Telefone: (53) 99981-2201

Alex Sandra Ávila Minasi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: alex-minasi@bm.rs.gov.br

Telefone: (53) 98128-2665

Caroline Bettanzos Amorim, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. 

E-mail: karolinebettanzos@hotmail.com

Telefone: (53) 98409-5117

Publicado

2019-11-13

Como Citar

de Mattos, L. M., Ramos, A. M., Barlem, E. L. D., Gama, B. da silva, Minasi, A. S. Ávila, & Amorim, C. B. (2019). REPERCUSSÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28274

Edição

Seção

Artigo Original