MORTE DE FILHOS POR CÂNCER: EXPERIÊNCIAS DE MÃES ENLUTADAS SOB A ÓTICA HEIDEGGERIANA

Autores

  • Josane Rosenilda da Costa Enfermeira. Mestre. Aluna não regular A doutorado, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Paraná, Brasil.
  • Eleandro Prado Faculdade Guairacá: Guarapuava, Paraná, Brasil 2017-02-07 a presente | Docente (Departamento de Enfermagem)
  • Rubiane Beal Uopeccab, Universidade Castelo Branco, Faculdade Assis Gurgacz
  • Julia Wakiuchi Enfermeira. Doutora. Docente Departamento de Enfermagem. Senac de Brusque. Santa Catarina. Brasil.
  • Cataraina Aparecida Sales Enfermeira. Doutora. Professora adjunta. Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Paraná, Brasil.
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá: Maringa, PR, Brasil. Docente (Departamento de Enfermagem)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28169

Resumo

Objetivo: compreender a experiência materna da perda de um filho por neoplasia. Método: estudo qualitativo, com base na fenomenologia heideggeriana. Participaram quatro mães com filhos entre 2 e 18 anos que morreram por câncer em 2014, em um hospital de referência em oncologia da Região Oeste do Paraná, Brasil. As entrevistas ocorreram nas residências das mães, entre outubro e novembro de 2015, e foram analisadas à luz da hermenêutica heideggeriana. Resultados: emergiram duas unidades temáticas - Ser-mãe: percebendo que a morte do filho está se aproximando; e Ressignificando a vida após a morte do filho - que evidenciaram os sentimentos de angústia e frustração dessas mulheres. Conclusão: a experiência materna da perda de um filho por neoplasia compara-se à perda de uma parte importante de si, perpassando pelo medo da perda, busca de ressignificação do cuidado desempenhado até o momento e da vida que resta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josane Rosenilda da Costa, Enfermeira. Mestre. Aluna não regular A doutorado, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Paraná, Brasil.

Enfermeira. Mestre. Aluna não regular A doutorado, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Paraná, Brasil. Telefone: (44) 99984-1048. Email: josanerc@gmail.com

Eleandro Prado, Faculdade Guairacá: Guarapuava, Paraná, Brasil 2017-02-07 a presente | Docente (Departamento de Enfermagem)

Faculdade Guairacá: Guarapuava, Paraná, Brasil2017-02-07 a presente | Docente  (Departamento de Enfermagem)

Rubiane Beal, Uopeccab, Universidade Castelo Branco, Faculdade Assis Gurgacz

Uopeccab: Cascavel, Paraná/Brasil, Brasil Enfermeira Coordenadora  (Oncologia Pedi´átrica)

Julia Wakiuchi, Enfermeira. Doutora. Docente Departamento de Enfermagem. Senac de Brusque. Santa Catarina. Brasil.

Enfermeira. Doutora. Docente Departamento de Enfermagem. Senac  Brusque. Santa Catarina. Brasil.

Cataraina Aparecida Sales, Enfermeira. Doutora. Professora adjunta. Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Paraná, Brasil.

Enfermeira. Doutora. Professora adjunta. Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Paraná, Brasil. Telefone: (44) 99912-2482.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá: Maringa, PR, Brasil. Docente (Departamento de Enfermagem)

Universidade Federal de Santa Catarina: Florianopolis, SC, Brasil1995-02-18 a 1998-12-17 | Doutorado em Filosofia da Enfermagem  (Departamento de Enfermagem)

Publicado

2019-06-07

Como Citar

Costa, J. R. da, Prado, E., Beal, R., Wakiuchi, J., Sales, C. A., & Marcon, S. S. (2019). MORTE DE FILHOS POR CÂNCER: EXPERIÊNCIAS DE MÃES ENLUTADAS SOB A ÓTICA HEIDEGGERIANA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28169

Edição

Seção

Artigo Original