PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIO PSÍQUICO MENOR E FATORES ASSOCIADOS EM ENFERMEIROS INTENSIVISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28091

Resumo

Objetivo: estimar a prevalência e os fatores associados aos Distúrbios Psíquicos Menores em enfermeiros intensivistas. Método: estudo de corte transversal, censitário, exploratório, realizado em nove Unidades de Terapia Intensiva de sete hospitais de uma grande cidade do interior da Bahia, Brasil, no período de julho a novembro de 2016. Utilizou-se um questionário validado, autoaplicável e não identificado. Resultados: observou-se associação com as variáveis: idade, carga horária total de trabalho; carga horária de trabalho, plantão noturno, duplo vínculo e tipo de Unidade de Terapia Intensiva; e consumo de álcool. Conclusão: a prevalência estimada foi de 24,6% com elevada prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores na população estudada. 

Descritores: Sofrimento Mental. Enfermeiros. Unidades de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise dos Santos Silva Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Profissional pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS Feira de Santana.

Gabriella Bené Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgiã-Dentista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana –BA

Cleide Lucilla Carneiro Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Fisioterapeuta, Mestre do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS Feira de Santana –BA.

Davi Félix Martins Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Assistente do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana –BA

Carlito Lopes Nascimento Sobrinho, Universidade Estadual de Feira de Santana,

Professor Pleno do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana –BA.

Publicado

2019-06-21

Como Citar

Nascimento, D. dos S. S., Barbosa, G. B., Santos, C. L. C., Martins Júnior, D. F., & Sobrinho, C. L. N. (2019). PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIO PSÍQUICO MENOR E FATORES ASSOCIADOS EM ENFERMEIROS INTENSIVISTAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.28091

Edição

Seção

Artigo Original