ESCALAS DE AVALIAÇÃO DE RISCO PARA QUEDA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Daniela Andrade Grupo de Pesquisas: Tecnologias e Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico. Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.
  • Ramon Antonio Oliveira Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9668-7051
  • Ruth Natalia Teresa Turrini Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
  • Vanessa de Brito Poveda Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27981

Resumo

Objetivo: caracterizar e qualificar escalas de avaliação de risco de quedas validadas para emprego entre pacientes adultos hospitalizados. Método: revisão integrativa da literatura que incluiu investigações desenvolvidas entre pacientes hospitalizados com idade igual ou superior a 18 anos, consultadas as bases de dados LILACS, PubMed, CINAHL e Embase. Resultados: localizaram-se 319 artigos, dos quais 9 foram incluídos nesta revisão. A maioria das escalas foi criada entre os anos de 1989 e 1999, para avaliação de riscos entre adultos e idosos. Os domínios mobilidade (88,8%), história de queda (88,8%), estado mental (66,6%), incontinência (77,7%), uso de medicamentos (66,6%) e déficit sensorial (55,5%) foram mais frequentemente empregados. Quatro escalas (44,4%) apresentaram resultados de testes para avaliação de propriedades psicométricas. Conclusão: as escalas encontradas na literatura científica não apresentaram consenso entre os domínios para predição de quedas e a maioria não foi submetida à avaliação das propriedades psicométricas recomendadas.

Descritores: Acidentes por Quedas. Avaliação em Enfermagem. Técnicas, Medidas, Equipamentos de Medição. Adulto. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Andrade, Grupo de Pesquisas: Tecnologias e Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico. Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.

Membro do Grupo de Pesquisas: Tecnologias e Intervenções na Saúde do Adulto com Enfoque no Paciente Cirúrgico. Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Ramon Antonio Oliveira, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Mestre e Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Ruth Natalia Teresa Turrini, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Saúde Pública. Professor Livre-Docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Vanessa de Brito Poveda, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Enfermagem. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Publicado

2019-03-25

Como Citar

Andrade, D., Oliveira, R. A., Turrini, R. N. T., & Poveda, V. de B. (2019). ESCALAS DE AVALIAÇÃO DE RISCO PARA QUEDA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27981

Edição

Seção

Revisão