DILEMAS ÉTICOS NO FAZER/AGIR DO ENFERMEIRO DIANTE DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Quécia Lopes da Paixão Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)
  • Marluce Alves Nunes Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)
  • Elaine Guedes Fontoura
  • Kátia Santana Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27920

Resumo

Objetivo: conhecer os dilemas éticos vivenciados no fazer/agir do enfermeiro diante da parada cardiorrespiratória na Unidade de Terapia Intensiva. Método: pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi realizada em agosto/setembro de 2016, por meio de entrevista semiestruturada. Participaram 10 enfermeiros que atuavam em Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Geral Público de uma cidade de grande porte do interior da Bahia. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para chegar às categorias empíricas. Resultados: foram identificadas duas categorias empíricas que revelaram os dilemas éticos vivenciados pelos enfermeiros: O fazer/agir do enfermeiro frente ao reanimar/não reanimar a pessoa em parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva; Distanásia: dilema ético no fazer/agir do enfermeiro durante a parada cardiorrespiratória. Conclusão: os dilemas éticos vivenciados no fazer/agir do enfermeiro diante da parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva estão relacionados com a indicação de reanimar ou não um paciente frente ao seu prognóstico; com o momento em que se deve persistir ou interromper a adoção dos procedimentos de reanimação; e com a vivência da distanásia, que só prolonga o processo de morrer.
Descritores: Ética. Enfermeiro. Unidades de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Quécia Lopes da Paixão, Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)

Enfermeira graduada pela Instituição de Ensino Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como voluntária e bolsista pelo PET-Saúde - Vigilância em Saúde, no Centro Municipal de Referência DST/HIV/AIDS de Feira de Santana (2014-2016). Bolsista Iniciação científica PROBIC/UEFSpelo no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Saúde - NIPES/UEFS (2017). Monitora voluntária do componente curricular Bases Teóricas e Metodológicas para o Cuidar em Enfermagem do Curso de Enfermagem da UEFS (2017).

 

Marluce Alves Nunes Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professora doutora da Faculdade Anisio Teixeira, professora doutora da Faculdade de Ciência e Tecnologia, enfermeira da Universidade Estadual de Feira de Santana, professor doutora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, ética, pesquisa, infecção e assistência perioperatória.

Elaine Guedes Fontoura

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana do Departamento de Saúde (DSAU) na disciplina Gerencia de Enfermagem em Serviços de Saúde Professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana, coordenadora da disciplina estágio supervisionado II . Enfermeira - Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)- Secretaria de Saúde do Estado da Bahia,(SESAB) Professora Permanente do Mestrado profissional em Enfermagem MPENF da UEFS. Professora da Pós-graduação em urgência, emergência e UTI da Faculdade de tecnologia e ciências . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidar, cuidado de enfermagem, insuficiência renal, diálise, cuidados paliativos, Processo de morte e morrer, sentido da vida e idosos. Representações sociais e fenomenologia. Prática baseada em evidências (PBE).

Kátia Santana Freitas

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999) , especialização com residência em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UFBA (2001), mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/USP (2005). Doutora pelo Programa de pós graduação em enfermagem da UFBA (2012). Professora Adjunto do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na docência da graduação atua nas áreas de Terapia intensiva e Emergências clínicas. Na pós-graduação atua nas áreas de Bioestatística e Análise de dados epidemiológicos. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em saúde - NIPES/DSAU/UEFS, possui parcerias com núcleos de pesquisa da UEFS, UFBA e UERJ. Desenvolve pesquisas sobre e validade e confiabilidade de instrumentos de aferição e sobre o cuidado a pessoas e seus familiares em situação crítica de saúde. Sua tese de Doutorado recebeu Premio Capes de Teses 2012 na area de Enfermagem.

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Lopes da Paixão, Q., Alves Nunes Oliveira, M., Guedes Fontoura, E., & Santana Freitas, K. (2019). DILEMAS ÉTICOS NO FAZER/AGIR DO ENFERMEIRO DIANTE DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27920

Edição

Seção

Artigo Original