HÁBITOS DE VIDA E DIMENSÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE TRABALHADORES DA EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR

Autores

  • Flávio Costa da Conceição Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
  • Maristela Dalbello Araujo Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
  • Luzimar dos Santos Luciano Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Maria Carlota de Rezende Coelho Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27539

Resumo

Objetivo: descrever hábitos de vida e dimensões da síndrome de Burnout em trabalhadores do atendimento de emergência pré-hospitalar. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com 56 trabalhadores, entre março e abril de 2017. Foi aplicado o Maslach Burnout Inventory para avaliar as dimensões da síndrome de Burnout e questionário para a caracterização sociodemográfica. Dados apresentados mediante descrição estatística. Resultados: hábitos de vida saudáveis e realização profissional com a atividade exercida puderam agir como fatores de proteção para o desenvolvimento da síndrome entre esses trabalhadores. Não faziam uso de tabaco, 91,1% dos trabalhadores; 60,7% não ingeriam bebida alcoólica; 62,5% faziam atividade física e 100% realizavam atividades de lazer. Os participantes apresentaram nível baixo de exaustão emocional (75%); baixo nível de despersonalização (50%) e realização profissional (57,14%). Conclusão: os trabalhadores do atendimento de emergência pré-hospitalar tinham hábitos de vida saudáveis e não se enquadraram na classificação da síndrome de Burnout.


Descritores: Estresse Ocupacional. Saúde do Trabalhador. Profissionais de Saúde. Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Costa da Conceição, Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Enfermeiro atua no serviço pré-hospitalar móvel e no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Maristela Dalbello Araujo, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em psicologia atua como professora adjunta do mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Luzimar dos Santos Luciano, Universidade Federal do Espírito Santo.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Enfermagem atua como professora adjunta da Universidade Federal do Espírito. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Maria Carlota de Rezende Coelho, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Enfermagem, atua como professora adjunta do mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. (27) 98167-4433

Autor para correspondência

Publicado

2019-07-10

Como Citar

Conceição, F. C. da, Araujo, M. D., Luciano, L. dos S., & Coelho, M. C. de R. (2019). HÁBITOS DE VIDA E DIMENSÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE TRABALHADORES DA EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.27539

Edição

Seção

Artigo Original