CARACTERIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME EM UMA CIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Catharinne Da Silva Souza Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Aline Silva Gomes Xavier
  • Jayanne Moreira Carneiro
  • Tamillys Damasceno Silva
  • Roberta Lima Machado de Souza Araújo
  • Silvia da Silva Santos Passos

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26065

Resumo

Objetivo: caracterizar as pessoas assistidas em um Centro de Referência em doença falciforme em uma cidade do estado da Bahia. Método: estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo, realizado entre agosto de 2016 e fevereiro de 2017. Os dados secundários coletados em 326 prontuários foram processados no STATA, versão 12.0. Resultados: prevalência de adultos jovens, do sexo feminino, solteiras, pretas, com renda de até um salário mínimo, não alfabetizadas, protestantes, com até três filhos. As complicações prevalentes foram crise álgica, icterícia e alterações do baço. As medicações mais utilizadas foram ácido fólico, hidroxiureia, ibuprofeno e dipirona. Permaneceram em tratamento 67,79% das pessoas, enquanto 4,60% foram a óbito. Conclusão: pessoas com doença falciforme assistidas em um centro de referência possuíam elevado grau de vulnerabilidade e estavam sujeitas à variabilidade clínica.
Descritores: Doenças de células falciformes. Perfil de saúde. Epidemiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catharinne Da Silva Souza Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira Pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.

Aline Silva Gomes Xavier

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Jayanne Moreira Carneiro

Enfermeira, Mestranda em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Tamillys Damasceno Silva

Enfermeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Roberta Lima Machado de Souza Araújo

Psicóloga, Doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Feira de Santana, Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde.

Silvia da Silva Santos Passos

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Da Silva Souza Rodrigues, C., Silva Gomes Xavier, A., Moreira Carneiro, J., Damasceno Silva, T., Lima Machado de Souza Araújo, R., & da Silva Santos Passos, S. (2018). CARACTERIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME EM UMA CIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.26065

Edição

Seção

Artigo Original