COMO EU FALO COM VOCÊ? A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO COM O USUÁRIO SURDOCOMO EU FALO COM VOCÊ? A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO COM O USUÁRIO SURDO

Autores

  • Imaculada Pereira Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Elis Mayara Messias de Lima Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Ana Caroline Melo dos Santos Universidade de São Vicente (Unibr)
  • Cíntia Bastos Ferreira Universidade Federal de Alagoas. (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25978

Resumo

Objetivo: descrever os saberes e as práticas de profissionais enfermeiros da atenção básica na assistência do usuário surdo. Metodologia: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada aplicada aos enfermeiros que atuavam nas unidades básicas de saúde do município de Arapiraca, Alagoas, Brasil. O material foi submetido à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: emergiram das falas dos sujeitos as unidades temáticas: “Desconhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais” e “Práticas utilizadas pelos enfermeiros para viabilizar a interação com usuários surdos”. Conclusão: os sujeitos do estudo não sabiam comunicar-se por meio da Língua Brasileira de Sinais, consideravam a ausência de acompanhante como barreira para a assistência aos usuários surdos e precisavam de outros meios para se comunicar com esses usuários, a exemplo da escrita, com os usuários alfabetizados, e a utilização de gestos ou leitura labial.

Descritores: Comunicação. Enfermagem. Surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Imaculada Pereira Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas. Pós graduada em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Maurício de Nassau. Mestranda em enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas.

Elis Mayara Messias de Lima, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas. Pós graduada em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Maurício de Nassau.

Ana Caroline Melo dos Santos, Universidade de São Vicente (Unibr)

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. (UFAL)

Cíntia Bastos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas. (UFAL)

Enfermeira. Docente efetiva do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. (UFAL)

Publicado

2018-08-24

Como Citar

Soares, I. P., Messias de Lima, E. M., Melo dos Santos, A. C., & Ferreira, C. B. (2018). COMO EU FALO COM VOCÊ? A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO COM O USUÁRIO SURDOCOMO EU FALO COM VOCÊ? A COMUNICAÇÃO DO ENFERMEIRO COM O USUÁRIO SURDO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25978

Edição

Seção

Artigo Original