FATORES RELACIONADOS À OCORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM PACIENTES IDOSOS INTERNADOS

Autores

  • Cristiane Chagas Teixeira Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás
  • Ana Lúcia Queiroz Bezerra Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás
  • Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá Faculdade de Enfermagem. Universidade Nacional de Brasília
  • Valéria Pagotto Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25772

Resumo

Objetivo: analisar os fatores relacionados à ocorrência de eventos adversos registrados nos prontuários de idosos internados. Método: estudo transversal, conduzido com 260 internações ocorridas na clínica cirúrgica de um hospital de ensino de Goiânia, Goiás, Brasil. Foram realizadas análise descritiva, associação univariada e multivariada. Resultados: verificou-se associação entre presença de acompanhante, tempo de internação igual ou maior que nove dias, uso de seis ou mais medicamentos por dia, uso de hemoderivados e uso de cateter e sonda. O tempo de internação superior a nove dias foi constatado como variável independente de risco para a ocorrência de eventos adversos. Conclusão: a identificação dos fatores relacionados à ocorrência de eventos adversos indica a necessidade de melhorar a qualidade no atendimento, com vistas ao desenvolvimento de competências necessárias para prestar uma assistência livre de danos a idosos internados.
Descritores: Enfermagem geriátrica. Qualidade da assistência à saúde. Segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Chagas Teixeira, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil.

Departamento de Enfermagem. Área de concentração: A Enfermagem no cuidado à saúde humana. Linha de pesquisa: Gestão e formação de recursos humanos para a integralidade do cuidar em Saúde e Enfermagem (UFG/GO).

Ana Lúcia Queiroz Bezerra, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil.

Departamento de Enfermagem. Área de concentração: A Enfermagem no cuidado à saúde humana. Linha de pesquisa: Gestão e formação de recursos humanos para a integralidade do cuidar em Saúde e Enfermagem (UFG/GO).

Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá, Faculdade de Enfermagem. Universidade Nacional de Brasília

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional de Brasília. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Departamento Enfermagem. Linha de pesquisa: Gestão e formação de recursos humanos para a integralidade do cuidar em Saúde e Enfermagem (UFG/GO). E, do Laboratório de Estudos em Gestão dos Serviços de Saúde e do Cuidado em Enfermagem: Atenção Básica e Hospitalar (UNB/DF). 

 

Valéria Pagotto, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil.

Departamento Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção de Enfermagem e Saúde (NUTADIES) (UFG/GO)

Publicado

2018-11-13

Como Citar

Teixeira, C. C., Bezerra, A. L. Q., Paranaguá, T. T. de B., & Pagotto, V. (2018). FATORES RELACIONADOS À OCORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM PACIENTES IDOSOS INTERNADOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.25772

Edição

Seção

Artigo Original