ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO PROCESSO DE ESVAZIAMENTO UTERINO

Autores

  • Cassiana Pinheiro de Araújo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Adélia Cristina Vieira de Rezende Dornelas UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Antonio Manuel Sousa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24857

Resumo

Objetivos: identificar a terapêutica utilizada no processo de esvaziamento uterino e traçar o perfil obstétrico das mulheres assistidas nesse processo. Método: pesquisa quantitativa, retrospectiva, de caráter exploratório-descritivo, constituída por 466 prontuários de mulheres internadas para esvaziamento uterino, no período de junho de 2015 a junho de 2016. Resultados: a idade variou entre 14 e 43 anos, o principal diagnóstico foi o aborto incompleto, responsável por 44,85% das internações, a terapêutica inicial mais utilizada foi o misoprostol (57,71%) e o tempo de internação até o esvaziamento uterino variou entre 0,20 e 137 horas. Conclusão: o perfil obstétrico da mulher que vivencia a perda gestacional não difere do encontrado nacionalmente; a curetagem foi a terapêutica final mais utilizada acrescida de alguns desfechos desfavoráveis, como maior tempo de internação e exposição excessiva a medicação.

Descritores: Saúde da mulher. Abortamento. Métodos terapêuticos. Assistência à saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiana Pinheiro de Araújo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Ciências da Saúde. Manaus. Amazonas. Brasil.

Adélia Cristina Vieira de Rezende Dornelas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitario de Barra Mansa, RJ. Mestranda da Universidade de São Paulo - Ciências da Saúde. Docente do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior da Saúde.

Antonio Manuel Sousa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Biólogo. Especialista em Microbiologia. Mestre em Epidemiologia e Doutor em Saúde Coletiva. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas - Escola de Ciências da Saúde. Amazonas, Brasil.

Publicado

2018-06-18

Como Citar

de Araújo, C. P., Dornelas, A. C. V. de R., & Sousa, A. M. (2018). ABORDAGEM TERAPÊUTICA NO PROCESSO DE ESVAZIAMENTO UTERINO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.24857

Edição

Seção

Artigo Original