INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22441Palavras-chave:
Cirurgia Cardíaca, Enfermagem Perioperatória, Assistência de Enfermagem, Educação em saúdeResumo
Objetivo: analisar se um programa educativo de enfermagem favorece o conhecimento e orienta as condutas adotadas pelos clientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Método: estudo de intervenção realizado com 51 pacientes. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário estruturado. Análise estatística: foram usados os testes qui-quadrado, exato de Fisher, Mann-Whitney ou coeficiente de correlação de Spearman, quando apropriados. Resultados: o programa educativo foi considerado importante para garantir tranquilidade, adesão ao tratamento e auxílio na recuperação. Entretanto, os clientes apresentaram compreensão limitada quanto a alguns procedimentos comuns do pós-operatório. As respostas inadequadas foram relacionadas à baixa escolaridade (p < 0,05). Houve correlação moderada e negativa (ρ = -0,314; p < 0,05) entre a coerência das respostas e o tempo entre a orientação e a cirurgia. Conclusão: o programa educativo favoreceu o conhecimento e orientou as condutas adotadas pelos clientes na fase pós-operatória.
Descritores: Cirurgia cardíaca. Enfermagem perioperatória. Assistência de Enfermagem. Educação em saúde.
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