INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA

Autores

  • Kassia Regina de Castro Rosseto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karolini Zuqui Nunes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Walckiria Garcia Romero Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorena Barros Furieri Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leila Massaroni Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mirian Fioresi Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22441

Palavras-chave:

Cirurgia Cardíaca, Enfermagem Perioperatória, Assistência de Enfermagem, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: analisar se um programa educativo de enfermagem favorece o conhecimento e orienta as condutas adotadas pelos clientes no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Método: estudo de intervenção realizado com 51 pacientes. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário estruturado. Análise estatística:  foram usados os testes qui-quadrado, exato de Fisher, Mann-Whitney ou coeficiente de correlação de Spearman, quando apropriados. Resultados: o programa educativo foi considerado importante para garantir tranquilidade, adesão ao tratamento e auxílio na recuperação. Entretanto, os clientes apresentaram compreensão limitada quanto a alguns procedimentos comuns do pós-operatório. As respostas inadequadas foram relacionadas à baixa escolaridade (p < 0,05). Houve correlação moderada e negativa (ρ = -0,314; p < 0,05) entre a coerência das respostas e o tempo entre a orientação e a cirurgia. Conclusão: o programa educativo favoreceu o conhecimento e orientou as condutas adotadas pelos clientes na fase pós-operatória.


Descritores: Cirurgia cardíaca. Enfermagem perioperatória. Assistência de Enfermagem. Educação em saúde.

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Biografia do Autor

Kassia Regina de Castro Rosseto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Karolini Zuqui Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Walckiria Garcia Romero, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Fisiológicas, Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Lorena Barros Furieri, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Fisiológicas, Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Leila Massaroni, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Fisiológicas, Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Mirian Fioresi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Rosseto, K. R. de C., Nunes, K. Z., Romero, W. G., Furieri, L. B., Massaroni, L., & Fioresi, M. (2018). INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE SUBMETIDO À CIRURGIA CARDÍACA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.22441

Edição

Seção

Artigo Original