REPROVAÇÃO ESCOLAR E ASPECTOS SOCIAIS E DE SAÚDE: ESTUDO TRANSVERSAL COM ADOLESCENTES

Autores

  • Raiane Moreira Santos Universidade Federal da Bahia
  • Nadirlene Pereira Gomes Universidade Federal da Bahia, Brasil
  • Rosana Santos Mota Universidade Federal da Bahia
  • Nildete Pereira Gomes Universidade Federal da Bahia
  • Telmara Menezes Couto Universidade Federal da Bahia
  • Gleide Santos de Araújo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.21827

Palavras-chave:

Adolescente, Enfermagem em saúde pública, Educação em saúde, Serviços de enfermagem escolar

Resumo

Objetivo: verificar associação entre reprovação escolar e variável sociodemográfica, sexual/reprodutiva e violência intrafamiliar em adolescentes da rede pública de ensino. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo transversal. Para verificar associação entre variáveis dependentes e independentes, utilizou-se o programa Stata, cuja análise bivariada foi realizada pelo Teste Qui-quadrado de Pearson. Resultados: a análise dos dados permitiu identificar associação positiva e estatisticamente significante entre reprovação escolar e o fato de ter tido relação sexual. Embora sem significância estatística, o estudo também revelou associação entre vivência de violência psicológica e reprovação escolar. Verificou-se ainda que a problemática guarda relação positiva com as seguintes variáveis: raça negra, não praticar religião, trabalhar para contribuir com o sustento da família e gravidez. Conclusão: a reprovação escolar guarda associação com aspectos sociais e de saúde em adolescentes, a exemplo da iniciação sexual e da vivência de violência psicológica.

Descritores: Adolescente. Enfermagem em saúde pública. Educação em saúde. Serviços de enfermagem escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiane Moreira Santos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Bolsista da CAPES (2015).  Atualmente, é integrante do Grupo de Pesquisa Violência, Saúde e Qualidade de Vida registrado no CNPq. Participou como bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Vigilância em Saúde (PET-Saúde/ VS) com ênfase no Monitoramento da Mortalidade Materna e Infantil no Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário/Salvador-Ba (2009-2011). Participou como voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, onde trabalhou com a temática da autonomia de enfermeiras neonatologistas no manejo do cateter percutâneo, a partir da produção de relatórios e artigos científicos (2011-2012). Foi estagiária da Secretaria do Estado da Bahia (SESAB), onde desenvolveu atividades de notificação e investigação de doenças e agravos à saúde no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Especializado Couto Maia (2012-2013) e no NHE do Hospital Geral do Estado (2013-2014). Esse estágio foi promovido pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) através do Programa "O Cotidiano do SUS enquanto Princípio Educativo".

Nadirlene Pereira Gomes, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia na área de concentração Gênero, Cuidado e Administração em Saúde (2009) com estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro, Portugal. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia na Linha de Pesquisa: Mulher, Gênero e Saúde (2002). Especialista em Capacitação Pedagógica. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 2000. Docente de Componentes Curriculares na Graduação e Pós-Graduação relacionadas a Metodologia da Pesquisa; Ética e Bioética; violência e atenção básica as situações de urgência e emergência na comunidade. Ingressou na Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco condição de docente efetivo em 2004, sendo transferida para UFBA em 2008. Coordenou o Fórum de Combate à Violência instituído em Juazeiro, Bahia, Brasil. Coordenou o Programa Construindo Cidadania e Promovendo a Paz, vinculado a UNESCO. Experiência em elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de pesquisa e extensão sobre a temática violência no vinculados à Instituições de Ensino Superior e Secretarias Municipais de Saúde. Ênfase nas temáticas: violência doméstica, violência conjugal, relações familiares, violência institucional e violência por causas externas e suas interfaces com a saúde da mulher, saúde do homem e saúde da família.

Rosana Santos Mota, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de da Bahia (2016) pela Universidade Federal da Bahia na área de concentração Gênero, Cuidado e Administração em Saúde . Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de da Bahia (2012) pela Universidade Federal da Bahia na área de concentração Gênero, Cuidado e Administração em Saúde, na Linha de Pesquisa: Mulher, Gênero e Saúde. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal da Bahia (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 2007. Enfermeira da Comissão de Educação Permanente em Enfermagem do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos. Enfermeira assistencial da Maternidade Tsylla Balbino. Experiencia de docente em programas de graduação e pós-graduação em enfermagem. Ênfase nas temáticas: violência intrafamiliar, violência escolar e suas interfaces com a saúde da mulher e da criança.

Nildete Pereira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Mestranda pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Fisioterapeuta pelo Instituto Baiano de Ensino Superior (2006.2). Pós-Graduação em Traumato-Ortopedia Geral pela Universidade Gama Filho (2008.2). Experiência profissional em Prevenção, Tratamento e Reabilitação com adultos, em especial, a população idosa. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Idoso (NESPI) e do Grupo de Estudo do Cuidar em Saúde (GECS) da Escola de Enfermagem da UFBA.

Telmara Menezes Couto, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado(2002) e doutorado (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Lecionou no Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB no ano de 2009. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, saúde da criança, violência conjugal e assistência de enfermagem.

Gleide Santos de Araújo, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2006. Especilalista em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem da UFBA, 2008. Mestre em saúde pública na aréa de concentração epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, 2012. Doutoranda em Saúde Pública no Instituto de Saúde Coletiva. Possui experiência em pesquisa na aréa de bioquímica, neuroquímica, toxicologia e saúde pública e epidemiologia . No campo assistencial tem experiência em Enfermagem ortopédica, em clinica cirúrgica, clinica médica, intensivista e Pré-hospitalar. Na condição de docente lecionou disciplinas especificas de enfermagem na Escola Técnica de Enfermagem San Rafael. Doutoranda em Saúde Publica no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atualmente é Enfermeira no Serviço Médico da UFBA. Atuou como professora na Faculdade da Região Metropolitana de Camaçari -FAME e Pòs-graduação de Urgência e Emergência de Enfermagem da Faculdade San Salvador.

Publicado

2018-03-28

Como Citar

Santos, R. M., Gomes, N. P., Mota, R. S., Gomes, N. P., Couto, T. M., & de Araújo, G. S. (2018). REPROVAÇÃO ESCOLAR E ASPECTOS SOCIAIS E DE SAÚDE: ESTUDO TRANSVERSAL COM ADOLESCENTES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.21827

Edição

Seção

Artigo Original