COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Ana Paula Scheffer Schell da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Carolina Chitolina Eberle Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.21701

Resumo

Objetivo: conhecer a compreensão de acadêmicos de Enfermagem sobre a segurança do paciente. Método: estudo descritivo exploratório de caráter qualitativo realizado com estudantes de Enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e as informações analisadas pela análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: emergiram as categorias Significado de Segurança do Paciente e Articulação do Saber Teórico com a Prática do Cuidado. Os estudantes associaram a segurança do paciente ao ambiente hospitalar e aos conceitos de humanização, ética profissional, autonomia do paciente e biossegurança. As metas internacionais foram citadas e exemplificadas pelos participantes, com exceção da prevenção das lesões por pressão. Conclusão: evidenciou-se a percepção de que cuidado seguro é garantido pela assistência livre de erros.

Descritores: Estudantes de Enfermagem; Segurança do Paciente; Educação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Scheffer Schell da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre–RS-Brasil

Carolina Chitolina Eberle, Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição

Enfermeira Residente do Grupo Hospitalar Conceição - Ênfase atenção ao paciente crítico- Núcleo de enfermagem. Porto Alegre–RS-Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

Schell da Silva, A. P. S., & Eberle, C. C. (2017). COMPREENSÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.21701

Edição

Seção

Artigo Original