CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Celsa da Silva Moura Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM.
  • Erika Barbosa Camargo Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
  • Thaize Maria Silva Lima SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - PREFEITURA DE MANAUS.
  • Mauro Leno Rodrigues de Souza Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF)-AM.
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia – UFBA
  • Fernanda Figueroa Sanchez Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.20583

Palavras-chave:

Escolar, Consumo Alimentar, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: verificar consumo alimentar e classe econômica de escolares de ensino fundamental em uma instituição pública. Método: estudo transversal com 43 escolares entre 6 a 11 anos, de ambos os sexos, da rede municipal de Manaus, Amazonas, Brasil. Os dados foram obtidos mediante questionário semiestruturado com informações de consumo alimentar e socioeconômicas, e pela observação participante. Resultados: Foi verificado alto consumo de produtos industrializados, fontes de proteína de origem animal, gorduras e açúcares refinados, e baixo consumo de fibras e pescados, bem como pouca aderência aos alimentos oferecidos pela escola, independente de classe econômica. Conclusão: O reduzido consumo de vegetais e frutas em todas as classes socioeconômicas e o frequente consumo de biscoitos, doces e produtos de processamento industrial, refletem a baixa qualidade da dieta das crianças. Por isso, a importância do incremento de ações de educação nutricional para promoção de alimentação saudável entre os escolares.

 

Descritores: Consumo Alimentar, Alimentos industrializados, Fatores Socioeconômicos, Ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Celsa da Silva Moura Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM.

Nutricionista, Docente da Faculdade de Medicina, Dep. Saúde Coletiva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Mestre em Ensino em Ciências da Saúde; Doutoranda em Medicina Interna e Terapêutica pela Unifesp.

Erika Barbosa Camargo, Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Assessora técnica na Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Insumos Estrategicos Departamento DO COMPLEXO INDUSTRIAL E INOVAÇÃO EM SAUDE- DECIIS/SCTIE. Atuação junto a Coordenação Geral de Equipamentos e Materiais de uso em Saúde. Doutora pela UNIFESP em Ciências área de Medicina Interna e Terapêutica, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ/DIREB.

 

Thaize Maria Silva Lima, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - PREFEITURA DE MANAUS.

Nutricionista na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Manaus-AM. Possui especialização em Terapia Intensiva com ênfase na Atenção Integral ao Paciente adulto neurocirúrgico – Residência Multiprofissioal em Saúde/HUGV/UFAM.

Mauro Leno Rodrigues de Souza, Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF)-AM.

Economista, Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF)-AM

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Enfermeiro, Professor Titular na Universidade Federal da Bahia – UFBA, Doutor em Ciências e Pós-doutor em Ensino em Ciências da Saúde –Universidade Federal de São Paulo.

Fernanda Figueroa Sanchez, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Manaus, AM- Brasil. Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração, Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Facilitação de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Aprimoramento em Docência na Saúde – Educa Saúde.

Publicado

2017-07-14

Como Citar

Souza, C. da S. M., Camargo, E. B., Lima, T. M. S., de Souza, M. L. R., da Silva, G. T. R., & Sanchez, F. F. (2017). CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.20583

Edição

Seção

Artigo Original