CUIDADO DOMICILIAR NA CRIANÇA COM ASMA

Autores

  • Camila Fernandes Wild UFSM
  • Andressa da Silveira Universidade Federal do Pampa
  • Neila Santini de Souza UFSM PALMEIRA DAS MISSÕES
  • Fernanda Luisa Buboltz UFSM
  • Eliane Tatsch Neves UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.20487

Palavras-chave:

Descritores, Criança. Doença Crônica. Enfermagem familiar.

Resumo

Objetivo: identificar como os familiares/cuidadores desenvolvem os cuidados na criança com asma no domicílio. Método: pesquisa qualitativa desenvolvida no primeiro semestre de 2014. O estudo foi realizado com 15 familiares/cuidadores de crianças com asma por meio de entrevistas semiestruturadas submetidas à análise de discurso francesa. Resultados: após a análise dos dados, obtiveram-se as seguintes categorias: A criança com asma e a privação social; Cuidados mediados pelo saber da experiência. Identificou-se que os cuidadores realizam o processo de cuidado atrelado à superproteção da criança. Ademais, devido ao fato de o cuidado ser desenvolvido para evitar a exposição a fatores desencadeantes da doença, ocorre a privação social das crianças. As estratégias de cuidado dos familiares advêm da experiência do cotidiano. Conclusão: os familiares/cuidadores realizam o processo de cuidado voltado à superproteção da criança, ocasionando a privação social dos filhos e, muitas vezes, de si mesmos.


Descritores: Criança. Doença Crônica. Enfermagem Familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Fernandes Wild, UFSM

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

Andressa da Silveira, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Enfermagem. Especialista em saúde coletiva. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa. Atua com as temáticas de: saúde da criança e do adolescente.

Neila Santini de Souza, UFSM PALMEIRA DAS MISSÕES

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões.

Fernanda Luisa Buboltz, UFSM

Doutoranda e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

Eliane Tatsch Neves, UFSM

Pós-doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2014-2015) com fomento CNPq. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) com estágio doutoral junto a Culture and Mental Health Research Unit (McGill University - Montreal, Canadá). Especialista em Saúde Coletiva e Enfermagem Pediátrica. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Coordenadora da Comissão de Titulação da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP (2015-2018).Tem pesquisado na área de Enfermagem Pediátrica, principalmente nos seguintes temas: política e problemática da saúde da criança no contexto social brasileiro; criança com necessidades especiais de saúde; educação em saúde; empoderamento com uma abordagem sociocultural para a promoção de saúde. Pesquisas com métodos de produção de dados grupais (grupo focal, grupos operativos e método criativo sensível). Contemplada no Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014.

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Wild, C. F., Silveira, A. da, Souza, N. S. de, Buboltz, F. L., & Neves, E. T. (2017). CUIDADO DOMICILIAR NA CRIANÇA COM ASMA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.20487

Edição

Seção

Artigo Original