EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ariane Cristina Barboza Zanetti Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • André Almeida de Moura Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Maria Olívia Barboza Zanetti Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Daniele Ramos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Marina Cortez Pereira Bonelli Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem da UFMG e Universidade Aberta do Brasil
  • Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.20484

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Competência clínica, Simulação

Resumo

Objetivo: identificar a aplicabilidade do Exame Clínico Objetivo Estruturado como ferramenta de avaliação educacional e de competência clínica de discentes de graduação da saúde. Método: trata-se de revisão integrativa da literatura em que foram realizadas buscas em três bases de dados, no período de 2010 a 2015. Resultados: selecionaram-
se 12 manuscritos, que foram categorizados em dois grupos: Exame Clínico Objetivo Estruturado como método efetivo e válido para a avaliação da competência clínica dos discentes na simulação da prática, e Exame Clínico Objetivo Estruturado como avaliação preditiva do desempenho do estudante na prática clínica. Conclusão: evidenciou-se que o Exame Clínico Objetivo Estruturado é reconhecido como estratégia válida para avaliar a competência clínica no processo de ensino-aprendizagem, apresentando benefícios significativos, entretanto, as limitações associadas ao exame também são reconhecidas.


Descritores: Avaliação educacional Competência clínica Simulação.

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Biografia do Autor

Ariane Cristina Barboza Zanetti, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Mestre e doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

André Almeida de Moura, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Mestre e doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Maria Olívia Barboza Zanetti, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Mestre e doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Daniele Ramos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Marina Cortez Pereira Bonelli, Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem da UFMG e Universidade Aberta do Brasil

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Básica

Professora Assistente e Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Zanetti, A. C. B., Moura, A. A. de, Zanetti, M. O. B., Ramos, D., Bonelli, M. C. P., & Alcoforado, C. L. G. C. (2017). EXAME CLÍNICO ESTRUTURADO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i4.20484

Edição

Seção

Revisão