ESTRATÉGIAS DE MULHERES FRENTE À BAIXA RESOLUTIVIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Autores

  • Andiara Rodrigues Barros Universidade Federal da Bahia
  • Edméia de Almeida Cardoso Coelho Universidade Federal da Bahia
  • Amanda Calila Cunha Barradas Universidade Federal da Bahia
  • Rosália Teixeira Luz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v32.18319

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Mulher

Resumo

Objetivo: analisar as estratégias adotadas por mulheres frente à baixa resolutividade em área de cobertura da Estratégia Saúde da Família. Método: estudo de abordagem qualitativa, tendo a integralidade como categoria analí- tica. Foram entrevistadas doze mulheres em idade reprodutiva e cadastradas em duas Unidades de Saúde da Família. O material empírico foi analisado pela técnica de análise de discurso. Resultados: a busca por serviços de maior complexidade constitui a principal estratégia adotada por mulheres para atendimento de suas demandas na ausência de respostas da Atenção Básica. Incorporam essa rede como referência diante da falta de infraestrutura da rede básica para efetivar o seu papel e a Estratégia Saúde da Família passa a ser lugar de procura eventual. Conclusões: diante da inoperância da Estratégia Saúde da Família, a rede especializada passa a ser primeira escolha das mulheres, numa inversão de papéis, que fortalece o modelo médico assistencial curativo, contraria as diretrizes do Sistema Único de Saúde e nega a integralidade.

Descritores: Estratégia Saúde da Família. Atenção primária à saúde. Saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andiara Rodrigues Barros, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Mestra em Enfermagem. Salvador, Bahia, Brasil.

Edméia de Almeida Cardoso Coelho, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Amanda Calila Cunha Barradas, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

Rosália Teixeira Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Saúde Pública, Professora Assistente do Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Jequié, Bahia, Brasil.

Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE.

Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pelo Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. Cascavel, Paraná, Brasil.

Publicado

2018-03-20

Como Citar

Barros, A. R., Coelho, E. de A. C., Barradas, A. C. C., Luz, R. T., Carvalho, M. de F. A. A., & Sobral, P. H. A. F. (2018). ESTRATÉGIAS DE MULHERES FRENTE À BAIXA RESOLUTIVIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 32. https://doi.org/10.18471/rbe.v32.18319

Edição

Seção

Artigo Original