ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO: PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17394Palavras-chave:
Acreditação Hospitalar, Enfermeiros, do Profissional de Enfermagem, Gestão da Qualidade, Administração Hospitalar.Resumo
Objetivo: apreender as percepções da equipe multiprofissional hospitalar sobre a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação. Método: pesquisa qualitativa, com 96 participantes de quatro hospitais da região Sul do Brasil, de diferentes características em relação à Acreditação nacional. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas individuais em maio de 2014. Após transcrição do material empírico, os dados foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com uso das figuras metodológicas próprias. Resultados: os depoimentos apreenderam conteúdo para quatro DSC, referentes ao enfermeiro enquanto líder da equipe; a valorização do enfermeiro na equipe; o profissional como cerne ao cumprimento das exigências da Acreditação e; a educação continuada para o sucesso da certificação. Conclusão: a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação é elementar, pois de acordo com os participantes, atrelando o trabalho gerencial ao domínio do cuidado direto, ele é o profissional bem habilitado para atuar nessa empreitada.
Descritores: Acreditação Hospitalar; Enfermeiros; Papel do Profissional de Enfermagem; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).