ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO: PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR

Autores

  • João Lucas Campos de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Liliana Yukie Hayakawa
  • Gelena Lucinéia Gomes da Silva Versa
  • Elaine Fátima Padilha
  • Sonia Silva Marcon
  • Laura Misue Matsuda

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17394

Palavras-chave:

Acreditação Hospitalar, Enfermeiros, do Profissional de Enfermagem, Gestão da Qualidade, Administração Hospitalar.

Resumo

Objetivo: apreender as percepções da equipe multiprofissional hospitalar sobre a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação. Método: pesquisa qualitativa, com 96 participantes de quatro hospitais da região Sul do Brasil, de diferentes características em relação à Acreditação nacional. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas individuais em maio de 2014. Após transcrição do material empírico, os dados foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com uso das figuras metodológicas próprias. Resultados: os depoimentos apreenderam conteúdo para quatro DSC, referentes ao enfermeiro enquanto líder da equipe; a valorização do enfermeiro na equipe; o profissional como cerne ao cumprimento das exigências da Acreditação e; a educação continuada para o sucesso da certificação. Conclusão: a atuação do enfermeiro no processo de Acreditação é elementar, pois de acordo com os participantes, atrelando o trabalho gerencial ao domínio do cuidado direto, ele é o profissional bem habilitado para atuar nessa empreitada.  

 

Descritores: Acreditação Hospitalar; Enfermeiros; Papel do Profissional de Enfermagem; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Enfermeiro. Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Docente colaborador dos cursos de Graduação em Enfermagem e Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.

Liliana Yukie Hayakawa

Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Docente da Faculdade Ingá e Enfermeira do Hospital Universitário Regional de Maringá. Maringá, PR, Brasil

Gelena Lucinéia Gomes da Silva Versa

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.

Elaine Fátima Padilha

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.

Sonia Silva Marcon

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora titular do Departamento de Enfermagem e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Laura Misue Matsuda

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora associada do Departamento de Enfermagem e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Campos de Oliveira, J. L., Yukie Hayakawa, L., Gomes da Silva Versa, G. L., Padilha, E. F., Silva Marcon, S., & Misue Matsuda, L. (2017). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO: PERCEPÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17394

Edição

Seção

Artigo Original