CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE A MULHER E SEU PARCEIRO NA OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA

Autores

  • Sonia Maria de Jesus Parcero Maternidade Climério de Oliveira. Universidade Federal da Bahia.
  • Edméia de Almeida Cardoso Coelho Universidade Federal da Bahia
  • Millani Souza de Almeida Universidade Federal da Bahia
  • Mariza Silva Almeida Universidade Federal da Bahia
  • Enilda Rosendo do Nascimento Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17332

Palavras-chave:

Gravidez não planejada, paternidade, planejamento familiar, enfermagem.

Resumo

Objetivos: caracterizar os parceiros de mulheres em situação de gravidez não planejada e descrever características do relacionamento entre o parceiro e sua companheira segundo as mulheres. Método: estudo transversal mediante entrevista com 191 mulheres grávidas cadastradas na Estratégia Saúde da Família. Na análise estatística, as diferenças entre as proporções foram verificadas pelo Teste Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fischer com nível de 5% de significância estatística. Resultados: Os parceiros apresentaram idade média de 28 anos, predominando raça/cor negra, sem religião, baixo nível de escolaridade e baixa renda. A situação conjugal casada/união estável e o tempo de união apresentaram alta significância estatística para a ocorrência da gravidez não planejada. Conclusão: Os parceiros têm situação socioeconômica desfavorável ao acesso a informações. E a conjugalidade é um importante fator para a ocorrência e aceitação da gravidez, todavia é preciso estimular a co-responsabilidade masculina, ressaltando-se o papel da equipe multiprofissional na atenção básica.

 

Descritores: Gravidez não planejada. Paternidade. Planejamento familiar. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria de Jesus Parcero, Maternidade Climério de Oliveira. Universidade Federal da Bahia.

Enfermeira da Universidade Federal da Bahia, preceptora de estágio do Centro Universitário da Bahia e enfermeira da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção, saúde do adolescente, enfermagem obstétrica, saúde da mulher e adolescência.

Edméia de Almeida Cardoso Coelho, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher, Gênero, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.

Millani Souza de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda pela Escola de Enfermagem da UFBA, com projeto na linha de pesquisa "Mulher, gênero e saúde". Integrante desde 2010 do Grupo de Estudo sobre Saúde da Mulher (GEM), onde participou da pesquisa intitulada Ocorrência de gravidez não planejada em área de cobertura do Programa de Saúde da Família - Salvador-Ba, desenvolvida no período de 2010-2012, financiada pelo CNPQ e coordenada pela Profª. Drª. Edméia de Almeida Cardoso; atuando como bolsista de iniciação científica. Foi integrante da Liga Acadêmica de Cuidados Críticos de Enfermagem (LACCE-UFBA), durante o ano de 2012. Estudou na Universidad de Valladolid, em intercâmbio pelo programa Ciências sem Fronteiras, nos anos de 2012 e 2013, onde desenvolveu pesquisa orientada por professora enfermeira obstétrica desta instituição, intitulada Ocurriencia del embarazo no planificado y su desenlace en Valladolid. Realizou estágio durante 2 meses em centro de saúde vinculado à Universidad de Valladolid juntamente com secretaria de saúde espanhola referentes à atuação da enfermeira obstétrica na rede de atenção primária em saúde. Atuou como como monitora da disciplina de saúde da mulher ENFA93 na Universidade onde estudou entre os anos de 2013 e 2014. Nos últimos 6 anos tem se inserido em atividades que destacam principalmente as questões de gênero no contexto da saúde, saúde na atenção primária, saúde coletiva e o SUS no que diz respeito à implantação e implementação das políticas públicas de saúde.

Mariza Silva Almeida, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunto II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: puerpério, cuidado de enfermagem, educação em saúde, enfermagem, saúde da mulher, aleitamento e maternidade.

Enilda Rosendo do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/UFBA (PPGENF), com orientações de Teses e Dissertações (mestrado e doutorado). Pós-Doutorado pela Universidad de Valladolid, Espanha. Tenho experiência em gestão de Programa de Pós-graduação e de periódico científico: coordenei e fui vice-coordenadora do colegiado do PPGENF; vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA; Editora-chefa da Revista Baiana de Enfermagem (2009-2013) e sou consultora Ad hoc de outras Revistas Científicas. Tenho participado de avaliações de cursos de Mestrado e Doutorado, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, no Brasil. Nos últimos anos, tenho exercido Consultoria Ad hoc em avaliação de projetos em fundações de fomento e amparo à pesquisa no Brasil. Sou Líder do grupo de pesquisa Saúde da Mulher, Enfermagem, Gênero, Raça e Etnia (GEM Raça Etnia), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem (GEM). Minhas principais experiências profissionais são na área de Enfermagem. Desenvolvo estudos e orientações principalmente nos seguintes temas: Saúde Reprodutiva, Cuidado de Enfermagem, Gênero e Saúde, Racismo e Saúde, Enfermagem.

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Parcero, S. M. de J., Cardoso Coelho, E. de A., de Almeida, M. S., Almeida, M. S., & do Nascimento, E. R. (2017). CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE A MULHER E SEU PARCEIRO NA OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17332

Edição

Seção

Artigo Original