SEGURANÇA DO PACIENTE E PASSAGEM DE PLANTÃO EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS

Autores

  • Mariana Itamaro Gonçalves Centro Universitário Estácio de Sá e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
  • Patrícia Kuerten Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sabrina de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréia Tomazoni Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno Pereira Dal Paz
  • Ana Izabel Jatobá de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17053

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Enfermagem, Comunicação, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Objetivo: identificar como a segurança do paciente é contemplada na passagem de plantão de equipes de Enfermagem em Unidades de Cuidados intensivos neonatais. Método: pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva realizada entre 2012 e 2014. Amostra constituída por 51 observações não participantes em três Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais mediante formulário de observação, notas de campo e gravações em áudio. Para análise de dados utilizou-se frequência absoluta e relativa. Resultados: foram verificados comportamentos não benéficos à segurança do paciente durante a passagem de plantão, como os atrasos, saídas antecipadas, as conversas paralelas e a não utilização de recursos tecnológicos. Conclusão: existe um reconhecimento por parte dos profissionais de Enfermagem sobre a importância da passagem de plantão de forma que se garanta a continuidade e a segurança das ações de cuidado instituídas. No entanto, algumas práticas se mostraram frágeis e mudanças são necessárias para garantir segurança e nortear as práticas de cuidados realizadas.

Descritores: Segurança do Paciente; Enfermagem; Comunicação; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Itamaro Gonçalves, Centro Universitário Estácio de Sá e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Mestre em enfermagem. Professora Assistente do Centro Universitário Estácio de Sá. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Patrícia Kuerten Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem, no Programa de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sabrina de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Especislista na modalidade residência em saúde da mulher e da criança.

Andréia Tomazoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista na modalidade residência em Saúde da Mulher e da Criança.

Bruno Pereira Dal Paz

Enfermeiro.

Ana Izabel Jatobá de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Graduação em Enfermagem e Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Gonçalves, M. I., Rocha, P. K., Souza, S. de, Tomazoni, A., Dal Paz, B. P., & Souza, A. I. J. de. (2017). SEGURANÇA DO PACIENTE E PASSAGEM DE PLANTÃO EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS NEONATAIS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.17053

Edição

Seção

Artigo Original