TEMÁTICA SEGURANÇA DO PACIENTE NAS MATRIZES CURRICULARES DE ESCOLAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA

Autores

  • Marta Maria Melleiro Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Daisy Maria R. Tronchin Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Marlise de Oliveira P. Lima Escola de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
  • Ana Claudia Alcântara Garzin Centro Universitário São Camilo
  • Maristela Santini Martins Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Maria de Belém Gomes Cavalcante Universidade Guarulhos
  • Terezinha Dalossi Gennari Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Maria Heliana De Moura Afonso Universidade Guarulhos
  • Debora Cristina S. Popov Universidade Santo Amaro
  • Ana Maria Costa Carneiro Universidade Castelo Branco
  • Cristina Catala Universidade Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.16814

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Currículo, Enfermagem, Obstetrizes

Resumo

Objetivos: categorizar a temática segurança do paciente nas matrizes curriculares de cursos de graduação em enfermagem e obstetrícia. Método: Estudo documental, desenvolvido em nove universidades no período de junho de 2013 a março de 2014. Foram elencadas 16 palavras-chave diretas e 12 indiretas e categorizadas conforme o Patient safety curriculum guide: multi-professional edition.  Resultados: As palavras-chave diretas e indiretas foram encontradas em 168 disciplinas, sendo Segurança do Paciente (20,4%) e Lei do Exercício Profissional (13,7%) as diretas mais frequentes, enquanto que as indiretas foram Sistematização da Assistência em Enfermagem (42,1%) e Biossegurança (10,0%). Conclusão: A temática segurança do paciente foi encontrada nos conteúdos programáticos analisados, porém de maneira desarticulada; tornando-se imperativo buscar estratégias de ensino, que repercutam na formação do estudante.

 

Descritores: Segurança do paciente; Currículo; Enfermagem; Obstetrizes.

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Biografia do Autor

Marta Maria Melleiro, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP)

Daisy Maria R. Tronchin, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP)

Marlise de Oliveira P. Lima, Escola de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Professora Doutora da Escola de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Ana Claudia Alcântara Garzin, Centro Universitário São Camilo

Professora Mestre no Centro Universitário São Camilo

Maristela Santini Martins, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Professora Doutora do Centro Universitário Adventista de São Paulo

Maria de Belém Gomes Cavalcante, Universidade Guarulhos

Professora Doutora da Universidade Guarulhos

Terezinha Dalossi Gennari, Faculdades Metropolitanas Unidas

Professora Doutora das Faculdades Metropolitanas Unidas

Maria Heliana De Moura Afonso, Universidade Guarulhos

Professora Doutora da Universidade Guarulhos

Debora Cristina S. Popov, Universidade Santo Amaro

Professora da Universidade Santo Amaro

Ana Maria Costa Carneiro, Universidade Castelo Branco

Professora da Universidade Castelo Branco

Cristina Catala, Universidade Santana

Professora da Universidade Santana

Publicado

2017-06-12

Como Citar

Melleiro, M. M., Tronchin, D. M. R., Lima, M. de O. P., Garzin, A. C. A., Martins, M. S., Cavalcante, M. de B. G., Gennari, T. D., Afonso, M. H. D. M., Popov, D. C. S., Carneiro, A. M. C., & Catala, C. (2017). TEMÁTICA SEGURANÇA DO PACIENTE NAS MATRIZES CURRICULARES DE ESCOLAS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.16814

Edição

Seção

Artigo Original