MAGNET RECOGNITION PROGRAM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Thaís Cristina de Hollanda Parisi Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Marta Maria Melleiro Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16705

Palavras-chave:

Hospital, Enfermagem, Acreditação, Avaliação de serviços de saúde.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica acerca do processo de implementação do Magnet Recognition Program. Método: revisão integrativa de literatura, realizada de 2004 a 2014, no portal de dados da BVS e na base de dados CINAHL. A amostra constituiu-se de 16 artigos. Resultados: grande parte dos estudos era oriunda de revistas de enfermagem. Duas categorias emergiram da análise dos estudos: Estratégias de implementação do Magnet, sobre as etapas que constituem o processo de implementação; e Componentes do Magnet, que versa sobre governança compartilhada, prática profissional exemplar e estrutura de empowerment, fundamentais para a certificação. Conclusão: o processo de implementação é constituído, basicamente, das etapas aplicação, avaliação, visita local, premiação, manutenção e redesignação, mediante a utilização de consultores, visitas a organizações credenciadas, utilização de profissional experiente na elaboração do relatório, envolvimento de todos e apoio do corpo diretivo.

Descritores: Hospitais; Enfermagem; Acreditação; Avaliação de Serviços de Saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Cristina de Hollanda Parisi, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Enfermeira Sênior da Unidade de Neonatologia do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo, SP, Brasil

Marta Maria Melleiro, Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo – Brasil.

Doutora em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, São Paulo – Brasil.

 

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Parisi, T. C. de H., & Melleiro, M. M. (2016). MAGNET RECOGNITION PROGRAM: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(4). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i4.16705

Edição

Seção

Revisão