DROGAS VASOATIVAS: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores

  • Orlando de Jesus Rodrigues Júnior Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • Renata Cristina Gasparino Faculdade de Medicina de Jundiaí

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.16566

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Drogas vasoativas, Unidade de terapia intensiva, Enfermagem, Conhecimento

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre a administração de drogas vasoativas. Método: estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado com 119 profissionais de enfermagem em sete unidades de terapia intensiva. Para a coleta de dados, foi utilizada uma ficha para caracterização da amostra e foi desenvolvido um instrumento contendo 14 questões de múltipla escolha que avaliavam o conhecimento sobre o preparo, a instalação e a manutenção da infusão das drogas vasoativas. Na análise das médias das respostas obtidas nas avaliações, foi considerada satisfatória uma nota igual ou superior a 5,0. Resultados: as médias foram de 6,6 (dp ±1,6) para os auxiliares de enfermagem, 6,7 (dp ± 1,6) para os técnicos de enfermagem e 7,8 (dp ± 1,0) para os enfermeiros. Conclusão: a equipe de enfermagem das unidades estudadas possui conhecimento sobre a administração de drogas vasoativas.

Descritores: Segurança do paciente; Drogas vasoativas; Unidade de terapia intensiva; Enfermagem; Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando de Jesus Rodrigues Júnior, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Enfermeiro. Ex-aluno da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Renata Cristina Gasparino, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Jundiaí.   

Publicado

2017-06-12

Como Citar

Rodrigues Júnior, O. de J., & Gasparino, R. C. (2017). DROGAS VASOATIVAS: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i2.16566

Edição

Seção

Artigo Original