INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA A CATETER VENOSO CENTRAL PARA HEMODIÁLISE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Mitzy Tannia Reichembach Danski Universidade Federal do Paraná
  • Leticia Pontes Universidade Federal do Paraná
  • Alessandra Amaral Schwanke Universidade Federal do Paraná
  • Jolline Lind Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.16342

Palavras-chave:

Enfermagem Baseada em Evidências, Revisão, Infecções relacionadas a cateter,

Resumo

Objetivo: identificar evidências científicas presentes nas publicações elacionadas à infecção em cateter venoso central para hemodiálise. Método: revisão integrativa de literatura. A busca foi realizada nas bases de dados Literatura
Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), no mês de dezembro de 2015. Resultados: os 13 estudos analisados demonstraram altos índices de
infecção relacionados a cateter, sendo o Staphylococcus aureus o micro-organismo mais observado. Alguns fatores de risco para infecção citados, relacionados ao paciente, foram hipertensão, diabetes mellitus e hipoalbuminemia. O tempo de uso do cateter esteve entre os fatores de risco para infecção. Conclusão: os resultados apresentam possíveis alternativas que podem auxiliar na prevenção e redução das infecções relacionadas ao cateter.


Descritores: Enfermagem Baseada em Evidências; Revisão; Infecções Relacionadas a Cateter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mitzy Tannia Reichembach Danski, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em História. Docente do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Líder do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para Prática Profissional (TIS)

Leticia Pontes, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Educação. Docente do Programa de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Membro efetivo do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para Prática Profissional (TIS).

Alessandra Amaral Schwanke, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda no Programa de pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Membro efetivo do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para Prática Profissional (TIS).

Jolline Lind, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Membro efetivo do grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde: Fundamentos para Prática Profissional (TIS).

Publicado

2017-03-30

Como Citar

Reichembach Danski, M. T., Pontes, L., Amaral Schwanke, A., & Lind, J. (2017). INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA A CATETER VENOSO CENTRAL PARA HEMODIÁLISE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.16342

Edição

Seção

Revisão