FATORES DE RISCO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE MULHERES PRESIDIÁRIAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Maria Juscinaide Henrique Alves Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.
  • Emanuelly Vieira Pereira Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.
  • Jameson Moreira Belém Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.
  • Glauberto da Silva Quirino Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.
  • Evanira Rodrigues Maia Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.
  • Ana Maria Parente Garcia Alencar Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.16241

Palavras-chave:

Reclusos, Fatores de Risco, Vulnerabilidade em Saúde, Saúde da Mulher.

Resumo

Objetivo: identificar os fatores de risco relacionados à saúde sexual e reprodutiva que incidem sobre a vulnerabilidade em saúde de mulheres presidiárias. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados contidas na Biblioteca Virtual em Saúde, no mês de dezembro de 2016, utilizando-se a estratégia Population, Variables and Outcomes, obtendo-se amostra de 21 artigos. Resultados: apontaram para a existência de fatores de risco que incidem sobre a vulnerabilidade em saúde sexual e reprodutiva que são potencializados devido à ausência e ou déficit de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde no âmbito prisional. Conclusão: os estudos apontaram que os agravos à saúde das mulheres em situação prisional são relacionados tanto a fatores de risco individuais, como sociais e programáticos.

Descritores: Reclusos; Fatores de Risco; Vulnerabilidade em Saúde; Saúde da Mulher.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Juscinaide Henrique Alves, Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.

Enfermeira. Especialista em Assistência e Gestão da Saúde da Família. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC/CNPq/URCA). 

Emanuelly Vieira Pereira, Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC/CNPq/URCA). 

Jameson Moreira Belém, Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.  Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC/CNPq/URCA).

Glauberto da Silva Quirino, Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.

Enfermeiro. Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil (2012). Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri, Brasil.

Evanira Rodrigues Maia, Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil (2011).
Professora Adjunto da Universidade Federal do Ceará, Barbalha, Ceará, Brasil. Professora Adjunto da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Ana Maria Parente Garcia Alencar, Universidade Regional do Cariri, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Crato, Ceará, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, Brasil (2013). Professora Adjunto da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, Brasil.

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Henrique Alves, M. J., Pereira, E. V., Belém, J. M., Quirino, G. da S., Maia, E. R., & Garcia Alencar, A. M. P. (2017). FATORES DE RISCO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE MULHERES PRESIDIÁRIAS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 31(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v31i1.16241

Edição

Seção

Revisão