METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

  • Jacqueline Silveira de Quadros Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Silveira Colomé Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15662

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Ensino.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos estudantes em relação às metodologias de ensino-aprendizagem do Curso de Graduação em Enfermagem que estimulam a formação crítica, reflexiva e proativa. Método: pesquisa descritiva exploratória de cunho qualitativo. Vinte e quatro estudantes participaram do estudo. Para a realização da coleta dos dados foi utilizada a técnica do grupo focal. Os dados foram analisados segundo a Análise Focal Estratégica. Resultados: o processo de análise possibilitou a identificação de cinco categorias: Potencialidades no processo de formação, Reconhecendo algumas fragilidades, Oportunidades e diferenciais propostos aos estudantes, Desafios e Delineamento de estratégias. Conclusão: para os participantes devem ser priorizadas metodologias de ensino-aprendizagem que tenham o estudante como principal sujeito do processo formativo e que busquem o desenvolvimento de competências capazes de transcender o modelo tradicional de formação profissional. 

Descritores: Enfermagem; Educação em enfermagem; Ensino.

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Biografia do Autor

Jacqueline Silveira de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira Obstetra Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - RS. jacqueline_quadros@hotmail.com

Juliana Silveira Colomé, Centro Universitário Franciscano

Drª Enfª Profª do curso de graduação em enfermagem e programa de pós-graduação em enfermagem obstétrica do Centro Universitário Franciscano. julianacolome@yahoo.com.br

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Silveira de Quadros, J., & Silveira Colomé, J. (2016). METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15662

Edição

Seção

Artigo Original