TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE CUIDADOS NO PÓS-PARTO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO

Autores

  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
  • Thayná Desireé Rodrigues Martins Universidade do Estado Pará (UEPA).
  • Priscila Oliveira Miranda Universidade do Estado do Pará (UEPA).
  • Blenda Gonçalves Cabral Universidade do Estado do Pará (UEPA).
  • Bruna Alessandra Costa e Silva Universidade do Estado do Pará
  • Lena Simone Sarmento Rodrigues Universidade do Estado do Pará (UEPA).

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15358

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Enfermagem, Puerpério.

Resumo

Objetivo: construir e validar uma tecnologia educacional sobre cuidados no pós-parto. Método: estudo exploratório- -metodológico realizado em cinco fases: exploração da realidade; revisão da literatura; construção da tecnologia; validação e revisão. Participaram 80 mulheres e 13 juízes-especialistas. Realizado em instituições de saúde de Belém. Os dados foram coletados entre 2013 e 2015. Foram utilizados formulários submetidos às análises estatísticas. A tecnologia desenvolvida foi do tipo álbum seriado intitulado “Cuidados no pós-parto”, constituída de dez tópicos: o que é o pós-parto; cuidados que se deve ter nesse período; mudanças que acontecem no corpo e na vida sexual; alimentação; exercícios físicos; o que é depressão pós-parto; higiene e planejamento familiar. Resultados: a avaliação pelos juízes revelou um índice de validade de conteúdo de 81,23%. Conclusão: a tecnologia educacional “Cuidados no pós-parto” mostrou-se válida quanto ao conteúdo, de acordo com os juízes-especialistas.

Descritores: Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Enfermagem; Puerpério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutora em Ciências Sócio Ambientais (UFPA). Professora Adjunto da UERJ, Faculdade de Enfermagem, Departamento de Fundamentos de Enfermagem, Área Pesquisa em Enfermagem. etfelipe@hotmail.com

Thayná Desireé Rodrigues Martins, Universidade do Estado Pará (UEPA).

Discente do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). thayna_desiree@hotmail.com

Priscila Oliveira Miranda, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Discente do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). mirandapriscila22@gmail.com

Blenda Gonçalves Cabral, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Discente do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). blendacabral.m@hotmail.com

Bruna Alessandra Costa e Silva, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda em Enfermagem UEPA-UFAM. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica (UNAMA). Especialista em Saúde da Família (UFCSPA). Membro do Grupo de pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA) e Enfermagem e Representações Sociais na Atenção à Saúde (ERAS). bruna.baces@hotmail.com

Lena Simone Sarmento Rodrigues, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Discente do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). lenassrodrigues@gmail.com

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Teixeira, E., Martins, T. D. R., Miranda, P. O., Cabral, B. G., Costa e Silva, B. A., & Rodrigues, L. S. S. (2016). TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE CUIDADOS NO PÓS-PARTO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15358

Edição

Seção

Artigo Original