TRABALHO EM EQUIPE: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Michele Jacowski Universidade Federal do Paraná
  • Aline Mitie Both Budal Universidade Federal do Paraná
  • Débora de Souza Lemos UFPR
  • Rafael Gomes Ditterich Universidade Federal do Paraná
  • Marilene da Cruz Magalhães Buffon Universidade Federal do Paraná
  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15145

Palavras-chave:

equipe de assistência ao paciente, atenção primaria à saúde, saúde da família.

Resumo

Objetivo: descrever a percepção dos trabalhadores de equipes da Estratégia Saúde da Família sobre o trabalho em equipe. Metodologia: pesquisa descritiva e qualitativa, realizada entre abril e junho de 2014, mediante entrevistas semiestruturadas, com 54 profissionais que atuam em 10 unidades com Estratégia Saúde da Família em um município da região Sul do Brasil. A interpretação dos dados foi de acordo com a análise categorial temática. Resultados: dos discursos emergiram as categorias: multiprofissionalidade; compartilhamento de decisões e responsabilidades; respeito e valorização do trabalho do outro e; divisão de tarefas, nas quais se identificou elementos que promovem os dois modelos que permeiam a prática profissional atual, o fragmentado e centrado na doença e o integral. Conclusão: a percepção de trabalho em equipe para trabalhadores da ESF está associada à multiprofissionalidade na lógica interdisciplinar, com a troca de saberes entre os seus integrantes como mecanismo para efetivar as ações de saúde.

Descritores: Equipe de Assistência ao Paciente; Atenção Primária à Saúde; Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Jacowski, Universidade Federal do Paraná

Graduação (licenciatura e bacharelado) em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2009-2013). Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Paraná (2014-2016).

Aline Mitie Both Budal, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2009-2013). Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Paraná (2014-2016).

Débora de Souza Lemos, UFPR

Enfermeira graduada na Universidade Federal do Paraná

Rafael Gomes Ditterich, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), mestrado em Odontologia (Clínica Integrada) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006) e doutorado em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente sou: Professor Adjunto do Departamento de Saúde Comunitária; Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Mestrado e Doutorado) e do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná.

Marilene da Cruz Magalhães Buffon, Universidade Federal do Paraná

É graduada em Odontologia pela UFMS . Possui especialização em Dentística Restauradora pela ABO-MS; especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ ; Mestrado e Doutorado em Ciências pela UFPR. É professora Associada da Universidade Federal do Paraná, atuando na graduação e pós-graduação. Atua também com tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR e coordena o Programa PRÓ-Saúde e PET-Saúde-Redes de Atenção SMS COLOMBO/UFPR.

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto, lotada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Ministra disciplina na área de saúde da criança. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Coordenadora adjunta do Programa PET Saúde UFPR/Colombo. Doutora pela Escola de Enfermagem da USP, na área de saúde coletiva (2007). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984). 

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Jacowski, M., Both Budal, A. M., de Souza Lemos, D., Gomes Ditterich, R., Magalhães Buffon, M. da C., & de Azevedo Mazza, V. (2016). TRABALHO EM EQUIPE: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15145

Edição

Seção

Artigo Original