100 ANOS DE HAYDÉE GUANAIS DOURADO: CONTRIBUTOS PARA A ENFERMAGEM BRASILEIRA

Autores

  • Núbia Lino de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Costa Ribeiro Universidade Federal da Bahia
  • Heloniza Oliveira Gonçalves Costa Universidade Federal da Bahia
  • Cristina Maria Meira de Melo Universidade Federal da Bahia
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15041

Palavras-chave:

História, Biografia, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a trajetória de vida de Haydée Guanais Dourado, para reafirmar o seu lugar na história da enfermagem baiana e sua contribuição à memória da enfermagem brasileira. Método: trata-se de estudo descritivo, de cunho histórico-social baseado em depoimentos orais e documentos textuais pertencentes ao Núcleo de Memória da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, livros e artigos que retratassem a história de vida de Haydée Guanais Dourado. Resultados: o resgate da história de Haydée permitiu a identificação de contornos da sua vida e trajetória profissional e contribuições à enfermagem brasileira. Destacam-se: luta na implantação da primeira Escola de Enfermagem do Norte-Nordeste do país, mobilização para levantamento das necessidades de enfermagem no Brasil e elaboração da legislação profissional. Conclusão: as lutas e ações encampadas por Haydée confirmam sua atuação para a valorização e construção da identidade profissional na enfermagem brasileira.

Descritores: História; Biografia; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núbia Lino de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Enfermagem - UFBA. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde - Salvador/BA. Membro do Grupo de Pesquisa GEPASE/EEUFBA.

Juliana Costa Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Enfermagem - UFBA. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa GEPASE/EEUFBA.

Heloniza Oliveira Gonçalves Costa, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Administração - UFBA. Professora Associada IV e Diretora da Escola de Enfermegem da Universidade Federal da Bahia.

Cristina Maria Meira de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Saúde Pública - USP. Professora Associado III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa GERIR/EEUFBA.

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutorado em Ensino em Ciências da Saúde - UNIFESP.  Professor Titular na Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa GEPASE/EEUFBA.

Publicado

2016-06-06

Como Citar

Oliveira, N. L. de, Ribeiro, J. C., Costa, H. O. G., Melo, C. M. M. de, & Silva, G. T. R. da. (2016). 100 ANOS DE HAYDÉE GUANAIS DOURADO: CONTRIBUTOS PARA A ENFERMAGEM BRASILEIRA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.15041

Edição

Seção

Artigo Original