ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PROMOÇÃO DA PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO

Autores

  • Gleiciana Sant’ Anna Vargas Universidade Federal Fluminense
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Diego Pereira Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco Universidade Federal Fluminense
  • Rosangela de Mattos Pereira de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Juliana Vidal Vieira Guerra Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.14848

Palavras-chave:

Enfermagem. Aleitamento materno. Período pós-parto. Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Objetivo: analisar a atuação dos profissionais de saúde da ESF frente ao aleitamento materno no puerpério. Método: estudo qualitativo, realizado em três unidades da Estratégia Saúde da Família do município de Silva Jardim, Rio de Janeiro, Brasil, em 2014. Foram entrevistadas vinte e uma nutrizes por intermédio de entrevista semiestruturada, sendo as falas submetidas à análise temática. Resultados: identificou-se que as nutrizes são desprovidas de informações acerca do aleitamento materno, evidenciando lacunas na promoção e no apoio da amamentação como introdução precoce de alimentos e ausência de outras práticas de educação em saúde. Conclusão: as dificuldades presentes no processo do aleitamento relatadas pelas nutrizes estão relacionadas à falta de acompanhamento e informação coesa de acordo com suas necessidades, o que evidenciou a carência da promoção, proteção e apoio da amamentação por parte dos profissionais de saúde.
Descritores: Enfermagem; Aleitamento Materno; Período Pós-Parto; Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleiciana Sant’ Anna Vargas, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Saúde Materno Infantil. Membro do grupo de pesquisa: Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brasil.

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Enfermagem. Professor Titulardo Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brasil. 

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Enfermagem. Membro do grupo de pesquisa: Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brasil. 

Maria Bertilla Lutterbach Riker Branco, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Saúde Materno Infantil. Enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Rosangela de Mattos Pereira de Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Saúde Materno Infantil. Enfermeira do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil.

Juliana Vidal Vieira Guerra, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Saúde Materno Infantil, Universidade Federal Fluminense. Nutricionista da Prefeitura Municipal de São João da Barra. Rio de Janeiro, Brasil

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Vargas, G. S. A., Alves, V. H., Rodrigues, D. P., Branco, M. B. L. R., Souza, R. de M. P. de, & Guerra, J. V. V. (2016). ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PROMOÇÃO DA PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 30(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v30i2.14848

Edição

Seção

Artigo Original