CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DE ENFERMEIRAS SOBRE ELETROCARDIOGRAMA

Autores

  • Leslie Sue Fernandes Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
  • Maria Claudia de Lima Silva Lira
  • Vanessa Vieira França Universidade Federal de Pernambuco
  • Amanda Alves Valois
  • Marília Perrelli Valença

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v29i2.12654

Palavras-chave:

eletrocardiografia, conhecimento, educação continuada em enfermagem.

Resumo

Para a obtenção de um traçado eletrocardiográfico satisfatório regras devem ser seguidas, pois um grande número de fatores técnicos podem alterar a qualidade e acurácia do registro, possibilitando falsos diagnósticos e intervenções desnecessárias. Desta forma foi realizado esse estudo com o objetivo de identificar o conhecimento dos enfermeiros das Unidades de Terapia Intensiva e Cardiologias sobre o eletrocardiograma de 12 derivações. Trata-se de estudo transversal quantitativo, realizado em um Hospital Escola no Recife/PE. A coleta de dados foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2010, através de um formulário estruturado e os dados obtidos analisados através dos programas Epi Info versão 6. O maior índice de acertos foi relacionado à descrição da preparação para a realização do ECG (87,7%), enquanto os menores foram aqueles referentes às posições dos eletrodos precordiais (1,1%). Tais resultados permitiram identificar o déficit de conhecimento sobre os aspectos conceituais e práticos do ECG. 

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Biografia do Autor

Leslie Sue Fernandes, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira

Enfermeira, Pós-graduação em Terapia Intensiva, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Recife (PE), Brasil. E-mail: leh_sue@hotmail.com

Maria Claudia de Lima Silva Lira

Enfermeira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Recife (PE), Brasil. E-mail: mclsl@yahoo.com.br

Vanessa Vieira França, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPE/PPGENF/CCS, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Recife (PE), Brasil. E-mail: vanessafranca__@hotmail.com

Amanda Alves Valois

Enfermeira, mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE/POSCA/CCS, coordenadora da Organização de Procura de Órgãos e da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Recife (PE), Brasil. E-mail: amanda_uti@hotmail.com

Marília Perrelli Valença

Enfermeira, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Medicas (FCM/UPE), atua na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (PROCAPE). Recife (PE), Brasil. E-mail: mariliaperrelli@gmail.com

Publicado

2015-07-31

Como Citar

Fernandes, L. S., Lira, M. C. de L. S., França, V. V., Valois, A. A., & Valença, M. P. (2015). CONHECIMENTO TEÓRICO-PRÁTICO DE ENFERMEIRAS SOBRE ELETROCARDIOGRAMA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 29(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v29i2.12654

Edição

Seção

Artigo Original