Música e Educação: ecos do imaginário

Autores

  • Ivan Messias

Resumo

Este texto enfoca a multiplicidade identitária de que é composto o Hip hop da cidade de Salvador; descreve parte do cotidiano nos bairros de onde emergem os grupos musicais que lidam com educação não-formal. São evidenciadas algumas distinções entre música rap de Salvador e o rap gangster norte-americano. O artigo conclui que a arte tem sido instrumento não apenas do discurso classista, mas também de outros imaginários histórico-narrativos na educação dos indivíduos.

Palavras-chave: Hip hop; Gangster rap; Educação não-formal.

Abstract: This article reflects on the everyday life in the neighborhoods from Salvador City, places where the hip hop musical groups have come out. Then the educational practices of these groups have been highlighted. The gangster rap symbols and philosophy are analyzed in order to bringing the semantic out the codes. Finally, this article demystifies the class educational theoretic as the better way to solve the “oppressed” people’s social problems.

Key-words: Hip hop; Gangster rap; Non-formal education. 

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Publicado

2019-06-16

Como Citar

Messias, I. (2019). Música e Educação: ecos do imaginário. Ecus Cadernos De Pesquisa, (1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/32043