A ilusão da realidade: estratégias audiovisuais e culturas da escuta

Autores

  • Leonardo Boccia

Resumo

Avanços tecnológicos, tendências e procedimentos de produção e pós-produção marcam o ambiente do entretenimento midiático público e privado com imagens em alta definição e um espaço sonoro ampliado. A digitalização dos parâmetros sonoros cria oportunidades perceptivas para além dos padrões acústicos convencionais; maior quantidade de sonidos toca clara e simultaneamente a percepção auditiva dos espectadores/ouvintes e modifica hábitos de consumo e fruição. Música e efeitos sonoros, não apenas sons convencionais, mas a síntese sonora e a digitalização de amostras analógicas digimanipuladas circulam no ambiente privado e no espaço público. O ouvido humano pode perceber uma gama extensa de oscilações sonoras em uma extensão de cerca de dez oitavas. Para evidenciar estratégias tecnológicas, estéticas e culturais, em uma interlocução entre musicologia e teorias da cultura, este artigo pretende de um ponto de vista de audiovisão, crítico e reflexivo, revelar alguns novos impactos dessa ampliação sonora nas mídias de tela e nas culturas da escuta no contexto atual.

Palavras-chave: Sound e mídia de tela; Estratégias audiovisuais; Culturas da escuta; Procedimentos surround de áudio; Cultura audiovisual; Compassos e Imagens-chave.

Abstract: Technological improvements, production and post-production’s trends and procedures brand media entertainment ambience through highdefinition images and an extended sound room. The digitalization of sound parameters gives perceptive opportunities that stay beyond the conventional acoustic patterns; more sounds touch clear and simultaneously the aural perception of the spectators/listeners and modify consume and fruition habits. Music and sonorous effects, not only the conventional ones, but the sound synthesis and analog digi-manipulated samples circulate in the private and public ambient. The human ear can perceive a very wide range of sound pressure. To evidence technological, aesthetical and cultural strategies, dialoging between musicology and culture theories, through a critic and reflexive point of audiovision, this article intend to reveal some new impacts of that sound wideness on the screen media, and for the hearing cultures at time.

Key-words: Sound and screen media; Audiovisual strategies; Hearing cultures; Surround audio procedures; Audiovisual culture; Keymeasures-visuals. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-16

Como Citar

Boccia, L. (2019). A ilusão da realidade: estratégias audiovisuais e culturas da escuta. Ecus Cadernos De Pesquisa, (1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/ecus/article/view/32031