Práticas alimentares de professores da educação básica de um município do interior do Rio Grande do Sul

um estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.51290

Palavras-chave:

perfil nutricional, práticas alimentares saudáveis

Resumo

Introdução: no Brasil, é possível identificar mudanças nas práticas alimentares nas últimas décadas, alimentos tradicionais como arroz e feijão perderam a importância e foram substituídos por alimentos prontos para o consumo. Objetivo: diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar as práticas alimentares de professores da rede municipal de educação de Passo Fundo, RS. Metodologia: foi realizado um estudo transversal com professores de ambos os sexos da rede municipal de educação. Os professores foram convidados a participar do estudo por meio de correio eletrônico da prefeitura municipal. A coleta de dados foi mediante formulário eletrônico com questões sobre condições sociodemográficas, saúde e práticas alimentares Resultados: foram avaliados 108 professores, a média de idade foi de 42,81 anos (DP=8,85) e 95,4% eram mulheres. Em relação às práticas alimentares, observou-se que 68,7% (n=71) apresentaram práticas alimentares satisfatórias, sendo que a média de pontuação foi de 45,46 (DP=8,33). Conclusão: apesar do elevado percentual de práticas alimentares excelentes, observa-se práticas alimentares inadequadas que podem contribuir para a ocorrência de excesso de peso ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Zanella, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Envelhecimento Humano UPF.

Ana Luisa Sant'Anna Alves, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), mestrado em Ciências da Saúde - Área de concentração Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo, RS, no curso de Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: padrões alimentares, saúde coletiva, epidemiologia nutricional.

Daiana Argenta Kümpel, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Nutrição pela Universidade de Cruz Alta (2006), pós-graduada em Tecnologia e Controle de Qualidade em Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (2008). Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2012), onde foi bolsista Prosup/Capes com dedicação exclusiva. Fez parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH) de março de 2010 a abril de 2011. Atua como docente do Curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo e da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer da Universidade de Passo Fundo (UPF), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo (PMPF). Tem experiência na área de Nutrição e Pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento Humano, Geriatria, Oncologia e Saúde Pública.

Eduarda Miri

Graduanda em Nutrição UPF.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Zanella, L., Alves, A. L. . S. ., Kümpel, D. A. ., & Miri, E. (2023). Práticas alimentares de professores da educação básica de um município do interior do Rio Grande do Sul: um estudo transversal . Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 22(1), 63–67. https://doi.org/10.9771/cmbio.v22i1.51290