Estudo da infecção por Mycobacterium bovis em caprinos leiteiros no semi-árido do estado da Bahia e aspectos zootécnicos associados

Autores

  • Luciana Teixeira da Silva Agência de Defesa Agropecuária da Bahia
  • Filipe Ramon Bacelar de Carvalho UFRB
  • Robson Bahia Cerqueira UFRB

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i2.8236

Palavras-chave:

Tuberculose. Caprinos. Mycobacterium bovis. Tuberculose bovino

Resumo

Introdução: a tuberculose provocada pelo Mycobacterium bovis tem sido motivo de diversos estudos em rebanhos destinados à produção leiteira em nosso país, principalmente devido ao caráter zoonótico desta enfermidade. Com o incremento da caprinocultura leiteira como fonte de renda para a agricultura familiar, a possibilidade da introdução ou manutenção da tuberculose nestes rebanhos é um fator relevante para a manutenção da sanidade dos rebanhos baianos. Objetivo: efetuar o estudo da infecção por M. bovis em caprinos destinados à produção de leite em um dos polos de produção do estado. Metodologia: foram tuberculinizados, através da utilização do Teste Cervical Comparativo (TCC), 300 fêmeas caprinas mestiças destinadas à produção leiteira, com idade entre 01 e 06 anos. Resultados: a leitura dos resultados, segundo padrões determinados por Lopes (2013) determinaram 280 animais negativos e 20 animais inconclusivos, não sendo obtido nenhum resultado positivo entre os animais testados. A aplicação do questionário educativo sanitário identificou fatores de risco para manifestação da enfermidade em caprinos: criação conjunto entre diferentes espécies; a falta de testes de tuberculinização nos bovinos das propriedades. Conclusão: com base no questionário educativo-sanitário aplicado, pode-se concluir que alguns fatores refletem como risco à introdução do agente no rebanho, como a criação conjunta de caprinos e bovinos e a não realização de testes nos bovinos da propriedade, evidenciando também a necessidade de ações de educação sanitária aos produtores, por parte dos órgãos oficiais responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Teixeira da Silva, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia

Fiscal Estadual Agropecuária na Agência de Defesa agropecuária da Bahia (ADAB); Especialista em Epidemiologoa com ênfase em Defesa Agropecuária (UNIME- Ba), Especilaista em Produção de Ruminantes (Universidade de Lavras- MG), Mestre em Defesa Agropecuária (UFRB- Ba).

Filipe Ramon Bacelar de Carvalho, UFRB

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Robson Bahia Cerqueira, UFRB

Doutor em Imunologia pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia- UFBA. Especialização e Mestrado em Imunologia também pelo PPGIm-UFBA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Coordenador do Programa Pós-graduação em Defesa Agropecuária curso de mestrado profissional e Coordenador do CEUA. Tem experiência nas áreas de Imunologia e doenças infecciosas, com ênfase em Imunologia aplicada, virologia, micologia e bacteriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: corynebacterium pseudotuberculosis, produção de antígeno, imunodiagnóstico, diagnóstico da brucelose e tuberculose, leptospirose, Anemia Infecciosa Equina, Artrite Encefalite Caprina, imunização e vacina.

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

da Silva, L. T., Bacelar de Carvalho, F. R., & Cerqueira, R. B. (2015). Estudo da infecção por Mycobacterium bovis em caprinos leiteiros no semi-árido do estado da Bahia e aspectos zootécnicos associados. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(2), 177–184. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i2.8236

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)