Estudo da infecção por Mycobacterium bovis em caprinos leiteiros no semi-árido do estado da Bahia e aspectos zootécnicos associados

Autores/as

  • Luciana Teixeira da Silva Agência de Defesa Agropecuária da Bahia
  • Filipe Ramon Bacelar de Carvalho UFRB
  • Robson Bahia Cerqueira UFRB

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i2.8236

Palabras clave:

Tuberculose. Caprinos. Mycobacterium bovis. Tuberculose bovino

Resumen

Introdução: a tuberculose provocada pelo Mycobacterium bovis tem sido motivo de diversos estudos em rebanhos destinados à produção leiteira em nosso país, principalmente devido ao caráter zoonótico desta enfermidade. Com o incremento da caprinocultura leiteira como fonte de renda para a agricultura familiar, a possibilidade da introdução ou manutenção da tuberculose nestes rebanhos é um fator relevante para a manutenção da sanidade dos rebanhos baianos. Objetivo: efetuar o estudo da infecção por M. bovis em caprinos destinados à produção de leite em um dos polos de produção do estado. Metodologia: foram tuberculinizados, através da utilização do Teste Cervical Comparativo (TCC), 300 fêmeas caprinas mestiças destinadas à produção leiteira, com idade entre 01 e 06 anos. Resultados: a leitura dos resultados, segundo padrões determinados por Lopes (2013) determinaram 280 animais negativos e 20 animais inconclusivos, não sendo obtido nenhum resultado positivo entre os animais testados. A aplicação do questionário educativo sanitário identificou fatores de risco para manifestação da enfermidade em caprinos: criação conjunto entre diferentes espécies; a falta de testes de tuberculinização nos bovinos das propriedades. Conclusão: com base no questionário educativo-sanitário aplicado, pode-se concluir que alguns fatores refletem como risco à introdução do agente no rebanho, como a criação conjunta de caprinos e bovinos e a não realização de testes nos bovinos da propriedade, evidenciando também a necessidade de ações de educação sanitária aos produtores, por parte dos órgãos oficiais responsáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Teixeira da Silva, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia

Fiscal Estadual Agropecuária na Agência de Defesa agropecuária da Bahia (ADAB); Especialista em Epidemiologoa com ênfase em Defesa Agropecuária (UNIME- Ba), Especilaista em Produção de Ruminantes (Universidade de Lavras- MG), Mestre em Defesa Agropecuária (UFRB- Ba).

Filipe Ramon Bacelar de Carvalho, UFRB

Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Robson Bahia Cerqueira, UFRB

Doutor em Imunologia pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia- UFBA. Especialização e Mestrado em Imunologia também pelo PPGIm-UFBA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Coordenador do Programa Pós-graduação em Defesa Agropecuária curso de mestrado profissional e Coordenador do CEUA. Tem experiência nas áreas de Imunologia e doenças infecciosas, com ênfase em Imunologia aplicada, virologia, micologia e bacteriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: corynebacterium pseudotuberculosis, produção de antígeno, imunodiagnóstico, diagnóstico da brucelose e tuberculose, leptospirose, Anemia Infecciosa Equina, Artrite Encefalite Caprina, imunização e vacina.

Publicado

2015-02-18

Cómo citar

da Silva, L. T., Bacelar de Carvalho, F. R., & Cerqueira, R. B. (2015). Estudo da infecção por Mycobacterium bovis em caprinos leiteiros no semi-árido do estado da Bahia e aspectos zootécnicos associados. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 14(2), 177–184. https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i2.8236

Artículos más leídos del mismo autor/a