A Importância da Estimulação visual em Crianças com Síndrome de Down: Visão dos Profissionais
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.7074Mots-clés :
Estimulação visual. Fisioterapia. Síndrome de Down.Résumé
Introdução: O portador da Síndrome de Down apresenta diversas patologias associadas, entre elas, os distúrbios visuais. O tratamento para essas alterações visuais é realizado através da estimulação visual que é um conjunto de técnicas que estimulam a capacidade perceptiva visual, tendo como objetivo a utilização adequada da visão melhorando o desenvolvimento global da aprendizagem e a qualidade de vida. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo destacar a importância da estimulação visual nas crianças portadoras da Síndrome de Down na visão dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, longitudinal e observacional, onde foram selecionados fisioterapeutas (n = 6) e terapeutas ocupacionais (n = 6) que trabalham com estimulação visual em crianças portadoras da Síndrome de Down. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas abertas, realizado de forma individual. Resultados: Podemos observar que, 8 (67,2%) profissionais possuem mais de seis anos de trabalho com crianças portadoras de Síndrome de Down, 9 (75%) afirmaram que os sinais das alterações visuais aparecem entre um e três anos de idade, 11 (91,6%) utilizam a estimulação visual em seus tratamentos, em média de duas a três vezes por semana, e todos destacaram a importância da estimulação visual. Conclusão: A estimulação visual traz inúmeros benefícios para a criança com Síndrome de Down, visando principalmente minimizar as alterações visuais e a prevenção das complicações decorrentes.Téléchargements
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Publiée
2013-11-08
Comment citer
Aragão, F. M., de Vasconcelos, T. B., da Silva, G. P. F., Montenegro, C. M., Câmara, T. M. da S., Pires, J. L. V. R., de Sousa, C. T., Macena, R. H. M., & Bastos, V. P. D. (2013). A Importância da Estimulação visual em Crianças com Síndrome de Down: Visão dos Profissionais. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 12(2), 207–213. https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i2.7074
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