Avaliação educativa de promoção da saúde baseado em competências nas ações de primeiros socorros na construção civil: relato de experiência da fisioterapia

Autores

  • Raimunda Hermelinda Maia Macena Universidade Federal do Ceará
  • Darling Kescia Araújo Peixoto Braga Universidade Federal do Ceará
  • Luana Bandeira De Mello Amaral Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Lucas De Lima Souza Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Bruno Noronha Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Aridenise Macena Fontenelle Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.9102

Palavras-chave:

Fisioterapia. Engenharia. Primeiros Socorros. Educação.

Resumo

Objetivo: Descrever um relato de experiência da prática extensionista-docente utilizando o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, interpretativa através da descrição das fases de elaboração, implantação e avaliação por competências de um modelo educativo multiprofissional de promoção da saúde, centrados nas tomadas de decisão e no comportamento individual, no que se refere aos cuidados iniciais nos casos de acidentes nos canteiros de obra na construção civil. Resultados: Pesquisa de base referencial que utiliza como técnica de coleta de dados a leitura de artigos relativos a modelos teóricos de educação por pares, modelo explicativo da promoção da saúde, elaboração de fichamentos e a observação assistemática. Propõe uma capacitação para estudantes com carga horária de 12horas/aula em três blocos, a saber: planejamento da ação educativa, primeiros socorros, gestão e segurança no trabalho. Conclusão: A experiência da ação educativa entre acadêmicos de Fisioterapia e de Engenharia Civil revelou que há habilidades didático-pedagógicas a serem aprimoradas nos dois segmentos, mas que a contribuição desta parceria trará ganho para a saúde e segurança nos canteiros de obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Hermelinda Maia Macena, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira, Doutora em Ciências Medicas, Professora Adjunto II do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará.

Darling Kescia Araújo Peixoto Braga, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará.

Luana Bandeira De Mello Amaral, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará.

Daniel Lucas De Lima Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Acadêmico do Curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Bruno Noronha Rodrigues, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Acadêmico do Curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Thiago Brasileiro de Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta. Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Aridenise Macena Fontenelle, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engenheira Civil, Doutora em Engenharia de Produção, Professora Adjunto II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

Macena, R. H. M., Braga, D. K. A. P., Amaral, L. B. D. M., Souza, D. L. D. L., Rodrigues, B. N., de Vasconcelos, T. B., & Fontenelle, M. A. M. (2014). Avaliação educativa de promoção da saúde baseado em competências nas ações de primeiros socorros na construção civil: relato de experiência da fisioterapia. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 13(1), 64–71. https://doi.org/10.9771/cmbio.v13i1.9102

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)