Presença de lactose em medicamentos isentos de prescrição

Auteurs

  • Marcia Otto Barrientos UFBA
  • Fernanda Cristina Figueira Teixeira
  • Roberto Paulo Correia de Araújo

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i3.28671

Mots-clés :

Intolerância à lactose. Excipientes. Medicamentos sem prescrição

Résumé

Introdução: A polifarmácia e a automedicação estão presentes na população brasileira, sendo frequente sua ocorrência com medicamentos isentos de prescrição. Ademais, a lactose é utilizada como excipiente em formas farmacêuticas sólidas. Objetivo: O presente estudo constitui uma pesquisa sobre lactose, na condição de excipiente, em medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Metodologia: Em 391 MIPs presentes em cinco formas farmacêuticas sólidas e analisadas por classes, categorias e marcas, foram coletadas, nos meses de abril e maio de 2018, informações quanto à presença de lactose em bulas disponíveis nos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da indústria farmacêutica no Brasil. Resultados: Constatou-se que a lactose está presente em 43,48% dos MIPs, sendo mais frequente nos comprimidos e comprimidos revestidos, nas proporções de 42,94% e 36,47%, respectivamente. Ela foi encontrada, predominantemente, em medicamentos similares, principalmente antialérgicos, analgésicos não opioides e anti-inflamatórios não esteroides, bem como na totalidade dos antidiarreicos e laxantes. Das 88 marcas analisadas, 30 apresentaram mais de 50% dos produtos com lactose. Identificou-se um percentual expressivo de medicamentos utilizados no controle dos sintomas de intolerância à lactose que continham esse carboidrato como excipiente. Conclusão: Nas formas farmacêuticas analisadas, a presença de lactose nos MIPs é superior a 40%. A lactose presente pode ser agravante de sintomas gastrintestinais. Portanto, é essencial incluir, na embalagem dos medicamentos, a frase de alerta sobre a presença desse açúcar, visando à sua ampla divulgação, particularmente dirigida aos indivíduos com restrição de uso dessa substância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marcia Otto Barrientos, UFBA

Mestre em Ciências – CENA/USP, Farmacêutica, FAFABES/UFES. Professora da Faculdade Adventista da Bahia – FADBA

Fernanda Cristina Figueira Teixeira

Mestre em Ciências da Saúde pela UFU, Doutoranda pela UNICAMP

Roberto Paulo Correia de Araújo

Professor Livre Docente de Bioquímica e Permanente do Programa de Pós-graduação em Processos Interativos dos órgãos e Sistemas, UFBA.

Téléchargements

Publiée

2018-12-18

Comment citer

Barrientos, M. O., Teixeira, F. C. F., & Araújo, R. P. C. de. (2018). Presença de lactose em medicamentos isentos de prescrição. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 17(3), 337–344. https://doi.org/10.9771/cmbio.v17i3.28671

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

<< < 1 2 3 4 5 > >>