Perfil socioeconômico de adolescentes grávidas atendidas no centro de referência da saúde da mulher na cidade de São Francisco do Conde – BA
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i2.11791Mots-clés :
Gravidez na adolescência. Cuidado Pré-Natal. Saúde Pública.Résumé
Introdução: a adolescência é o período da vida caracterizado pela transição da infância a fase adulta de um indivíduo. Marcado por alterações em diversos níveis (físico, mental e social), a adolescência, geralmente, inicia aos 12 anos e estende-se até os 18. Muitos estudos têm demonstrado o aumento da prevalência da gravidez na adolescência no Brasil e demonstraram ser este um tema importante a ser avaliado como problema de saúde pública. Objetivo: descrever o perfil sócio-econômico das adolescentes grávidas sanfranciscanas atendidas e acompanhadas pelo Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) no período de 2010 a 2013. Metodologia: estudo descritivo baseado na análise de prontuários de adolescentes grávidas atendidas e que realizaram o pré-natal no CRESAM. Foi aplicado um instrumento de registro de dados e as informações coletadas (idade, escolaridade, estado civil e condição econômica) foram organizadas, analisadas e tabuladas com o auxílio do Microsoft Office Excel 2010. Resultados: os principais resultados demonstraram que as adolescentes grávidas acompanhadas pelo CRESAM de São Francisco do Conde, Bahia, no período de 2010 a 2013, são casadas, realizaram o acompanhamento pré-natal, apresentam baixa formação educacional e recursos financeiros limitados para prover sua sobrevivência. Conclusão: acredita-se que cabe aos profissionais de saúde e/ou de áreas afins, com o apoio da Secretária de Saúde e Secretária de desenvolvimento e ação social do município de São Francisco do Conde, desenvolver ações que orientem sobre o planejamento familiar, a importância do acompanhamento pré-natal e sobre o tema de gravidez na adolescência para os jovens sanfranciscanos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.