Perfil socioeconômico de adolescentes grávidas atendidas no centro de referência da saúde da mulher na cidade de São Francisco do Conde – BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v14i2.11791Keywords:
Gravidez na adolescência. Cuidado Pré-Natal. Saúde Pública.Abstract
Introdução: a adolescência é o período da vida caracterizado pela transição da infância a fase adulta de um indivíduo. Marcado por alterações em diversos níveis (físico, mental e social), a adolescência, geralmente, inicia aos 12 anos e estende-se até os 18. Muitos estudos têm demonstrado o aumento da prevalência da gravidez na adolescência no Brasil e demonstraram ser este um tema importante a ser avaliado como problema de saúde pública. Objetivo: descrever o perfil sócio-econômico das adolescentes grávidas sanfranciscanas atendidas e acompanhadas pelo Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM) no período de 2010 a 2013. Metodologia: estudo descritivo baseado na análise de prontuários de adolescentes grávidas atendidas e que realizaram o pré-natal no CRESAM. Foi aplicado um instrumento de registro de dados e as informações coletadas (idade, escolaridade, estado civil e condição econômica) foram organizadas, analisadas e tabuladas com o auxílio do Microsoft Office Excel 2010. Resultados: os principais resultados demonstraram que as adolescentes grávidas acompanhadas pelo CRESAM de São Francisco do Conde, Bahia, no período de 2010 a 2013, são casadas, realizaram o acompanhamento pré-natal, apresentam baixa formação educacional e recursos financeiros limitados para prover sua sobrevivência. Conclusão: acredita-se que cabe aos profissionais de saúde e/ou de áreas afins, com o apoio da Secretária de Saúde e Secretária de desenvolvimento e ação social do município de São Francisco do Conde, desenvolver ações que orientem sobre o planejamento familiar, a importância do acompanhamento pré-natal e sobre o tema de gravidez na adolescência para os jovens sanfranciscanos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.